• Que tipo de metodologia empregar nas aulas com blog?
  • Considerando que em relação à internet, não raro, os alunos assumem o papel de professor, como deve se dar a mediação do ensino-aprendizagem nessa circunstância?
  • Há momentos ideais da aula ou do próprio currículo escolar para usar o blog?
  • Tecnicamente, as salas de aulas estão preparadas para trabalhar com esse instrumento?

Vistas: 5810

Respuestas a esta discusión

Olá Sônia e colegas,

Sou formadora no Núcleo de Tecnologia Educacional NTE e temos nos últimos cinco anos desenvolvido oficinas  com os professores mostrando as possibilidade de uso dos blogs como ferramenta educacional. Os professores participam, criam seus blogs e desenvolvem projetos nas escolas onde atuam com os alunos através do uso de blogs. Muitos depoimentos dos professores mostram como os alunos melhoram a leitura, escrita e pesquisa mais direcionada. Para escreverem (publicarem ) um post sobre um determinado assunto é preciso uma leitura de opiniões diferentes par o aluno se posicionar e criar sua opinião e isto tem desenvolvido a leitura além de possibilitar ao aluno estar em contato com múltiplas linguagens criando criando vídeos, podcast, imagens, cartazes etc. 

Para cometar os post os alunos  começam a entender que é preciso saber respeitar o outro e que não pode ou não deve escrever de qualquer forma, mesmo com esta linguagem reduzida de siglas, sinais e abreviações que utilizam.

Fantástico, Nicéia ... parabéns pelo trabalho!!!

Fica claro que quando se tem intencionalidade pedagógica e se investe em um bom planejamento, podemos potencializar mesmo o uso das ferramentas tecnológicas. 

Beijos e continue contando pra gente os avanços dos professores do seu NTE!!!

Oi gente querida!

Sou suspeita em falar de blog, porque tenho uma coleção deles. Mas no momento tenho o meu pessoal(poderia ser mais atuante nas publicações, mas o tempo é curto) e o da Educação Infantil. Com esses alunos a metodologia que uso através da interação deles com material publicado como jogos, histórias, músicas e os trabalhos produzidos. Como eles não sabem ainda ler e escrever os pais , em casa, acessam junto, o que inclui a família no processo. Muitas vezes eles já acessam sozinhos. Tem sido muito bom. Ofereço um ambiente seguro com conteúdo de qualidade que complementa o que  trabalhamos na sala de aula. O blog também está servindo para comunicação, como no projeto que estamos desenvolvendo sobre um livro e a escritora se comunica com eles, bem como outra escola  com a qual estamos iniciando intercâmbio.

Com os alunos maiores, que tem mais autonomia, eu sempre usei o blog  para instigar reflexões e outros desafios como produção de textos ,  vídeos, quadrinhos, algo autoral. Eu penso que se o aluno tivesse o seu tablet, funcionaria melhor, porque a navegação na escola seria mais frequente. Mas mesmo assim , é possível  utilizar a ferramenta de forma bem produtiva. BJS!

http://blogosferamarli.blogspot.com.br

http://diariogalerinha.blogspot.com.br

Marli, feliz em encontrar você aqui ... você sempre tem experiências ótimas para compartilhar ... um exemplo de competência e perseverança!

Interessante ressaltar um ponto no seu relato: o envolvimento da família no processo ... fundamental!

Alguém tem mais experiências de envolvimento de pais na produção dos blogs educativos? 

Contem para gente!!! 

Beijinhos e seguimos nos falando.

Sônia 

Hola buen día, buena tarde, buena noche, buena virtualidad. Les mando un cordial saludo desde México y mi aportación es en relación a:

1. Cuando los estudiantes toman el rol del profesor, considero que es algo maravilloso y un gran paso dentro del proceso de enseñanza y el aprendizaje, porque ha logrado tener la competencia de ser autoregulado, autocrítico y sobre todo con una capacidad de liderazgo.

2.Considero que hay muchas ocasiones que los momentos dentro de nuestra clase son idóneos para el uso del blog, yo sobre todo trabajo con alumnos de pedagogía, por lo tanto les enseñamos a llevar una bitácora, su registro del día y que mejor que un blog, además de usarlo como evidencia de trabajo, lo usamos como evidencia de aprendizaje.

3. En México, es un diverso el que técnicamente, los salones están preparados para trabajar con este instrumento, ya que debido a su naturaleza de la escuela: Pública, Privada, y por supuesto el nivel educativo: Básica, Media o Superior.

Sônia gracias y a todos una disculpa, porque este foro para mí no solo es un reto educativo, como profesor; sino como un espacio para aprender, lamento que no sea del todo perfecto mi uso del portugués, pero como dicen mis alumnos: Lo voy logrando. Muchas gracias y seguimos leyendo

---------------------------------------------------------------------------

Olá bom dia, boa tarde, boa noite, boa virtualidade. Eu envio cordiais saudações do México e é a minha contribuição em relação a:

1. Quando os alunos assumem o papel do professor, acho que é maravilhoso e um grande passo no processo de ensino e aprendizagem, que alcançou a ser auto-regulada a concorrência, especialmente a auto-crítica e habilidades de liderança.

2.Considero que há muitas vezes que os momentos da nossa classe são adequados para o uso do blog, eu principalmente trabalhar com alunos de educação, de modo que ensiná-los a manter um diário, registrando o dia e que melhor do que um blog, em adição a ser usado como evidência de trabalho, nós usá-lo como evidência de aprendizagem.

3. No México, que é um diferente, tecnicamente, as salas são preparadas para trabalhar com este instrumento, uma vez que devido à natureza da escola: curso Pública, Privada e do nível de ensino: primário, secundário ou superior.

Graças Sonia e todos um pedido de desculpas, porque este fórum para mim não só um desafio educacional como um professor, mas como um lugar para aprender, pena que não é absolutamente perfeito o meu uso do Português, mas como meus alunos dizem: Eu vou alcançar . Muito obrigado e continue lendo...

------------------------------

José Miguel Campos G.

Bjs.....

Bem-vindo, José Miguel!!!

Vamos ajudá-lo a aprender português !!!

Muito bom ter notícias de educação no México... muito bom poder trocar experiências!

Abraços e seguimos nos falando!

Sônia 

Muy buenas tardes a todos:

Creo que un elemento a tener en cuenta es las condiciones de implementación en la institución educativa. Soy docente de matemática del nivel secundaria y vengo usando dos blogs como soporte de la clase y para facilitar la explicación; así los estudiantes pueden repasarlo por su cuenta fuera del aula. Los temas del currículo escolar los desarrollo en diapositivas para ofrecer interactividad. Así, se puede usar también para fomentar el aprendizaje autónomo del alumno y el aprendizaje colaborativo entre pares. Más adelante pienso dar un paso más con un blog donde los estudiantes adquieran mayor protagonismo y sean ellos los que publican los productos de sus aprendizajes.

Reciban cordiales saludos.

http://www.matematicaadaptada1.blogspot.com/

http://www.manualalgebraico.blogspot.com/

Hola, Héctor ... você tocou em um ponto fundamental: o protagonismo do aluno. 

O blog oferece essa oportunidade para o aluno se tornar autor, publicador ao lado do professor... e isso faz toda a diferença no processo ensino-aprendizagem. É uma maneira de fomentar a horizontalidade das relações.

O que vocês acham?

Bjs a todos e seguimos nos falando... 

Bom dia, Carmen ... parabéns pelo seu trabalho!

Chamou muito minha atenção o fato de você ter proporcionado a seus alunos serem multiplicadores.

Fantástico! Você garantiu a sustentabilidade do processo!!!

Seguimos nos falando... Beijos, Sônia 

Olá Sonia, já trabalhei o uso da tecnologia com planos de aula com outros países em 2001 - 2002 - 2003 , quando ainda só tínhamos Internet discada, disquetes e interagi com os alunos na sala de informática muito bem, porém hoje, restringiram o seu uso como Lan house nas escolas e dificultaram , sendo assim, o uso do Blog passa a ter um novo formato que não só uso de Fotolog,etc...Tenho um Blog onde posto lição de casa, Olimpíada da Língua Portuguesa e os alunos estão criando este ano um Blog por sala de aula para melhorar o aprendizado...Não é fácil essa relação do professor com o aprender no Blog ...estou tentando e tenho certeza de que minha experiência anterior vai facilitar e se ajustar ao que os alunos já sabem da Internet e de Blogs. Tecnicamente as salas de aulas ainda estão engatinhando para trabalhar esse instrumento ...

Olá, Irene ... como diz a Marli, somos então blogossauras rsrsrsrs ... também somos desse tempo!!!

A Irene traz ao debate a questão da infra-estrutura das salas ... vamos falar sobre também?

Bjs e seguimos ...

Sônia 

RSS

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2021   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio