Mediante a experiência do projeto no nordeste brasileiro e com as comunidades indígenas, como a desigualdade digital afeta a educação, não somente no âmbito escolar, mas também na aquisição individual de conhecimento?

As oficinas e atividades desenvolvidas no projeto Oca Digital também podem ser aplicadas nas escolas brasileiras? Seria um caminho possível para inovar o sistema educativo e contribuir com a queda da desigualdade digital?

Quais as dificuldades encontradas ao longo do projeto? Tanto em um sentido humano quanto técnico-operacional?

De que maneira a desigualdade ao acesso a internet reduz as possibilidades do estudante do século XXI?

Quais estratégias são desenvolvidas para diminuir essa inequidade? Como aprender e ensinar em um contexto de inequidade digital?

Vistas: 569

Respuestas a esta discusión

Achei muito interessante a entrevista com o documentarista do curta-metragem Indígenas Digitais, Sebastián Gerlic.

 

Atenciosamente.

 

Marcelo Della Mora

 

Hola Marcelo agradeceré accederme para enviarte un mensaje, en tu correo electronico.

Olá, Marcelo. O trabalho que a equipe da Oca Digital é realmente muito interessante e considerando o tema deste portal: como deve ser a educação do século XXI, esse trabalho se potencializa, especialmente por ser nas palavras do próprio Sebastián "um laboratório de cultura, comunicação, arte e tecnologia" e, em consequência, de educação, por sinal, uma educação bastante propícia à sociedade digital.

Não deixe de acompanhar esse fórum, que terá mediação do próprio Sebastián Gerlic e da Ivana Potyra Tê Tupinambá.

Um abraço.

Katu Karuene (Boa tarde) a tod@s!

Eu sou Potyra Tê Tupinambá (Ivana) moro na Aldeia Itapoã, Povo Tupinambá de Olivença (Ilhéus-Bahia-Brasil) e junto com Sebastian estaremos durante estes dias junto com vocês conversando sobre a apropriação das tecnologias pelos Povos Indígenas no Brasil e em especial o povo Tupinambá, que com projetos como a Oca Digital vem se apropriando do uso das tecnologias como meio de luta e defesa do nosso Território Tradicional. 

Estou à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que tenham. 

Um grande abraço,

Hetu iandê,

Potyra Tê Tupinambá.

Marcelo, los diferentes recursos de la tecnología, entre ellos,  EL PROYECTO OCA DIGITAL nos permiten la viabilidad  de los aprendizaje de los estudiantes.Su correcta aplicación, en contextos  apropiados, marcarán  pasos adelante en mejora de la EDUCACIÓN DEL SIGLO XXI. 

Olá, se requiere de computadoras, personal capacitado, conectividad, comunidad activa y contenidos digitales. Al menos en centros pilotos básicos para incorporar y expandir el conocimiento tecnológico.

Un referente que le puede servir sobre recursos tecnologicos para la educación es http//:www.scoop.it/t/eva 

Olá Sebastian, Potyra, esse projeto é bem interessante e ao mesmo tempo intrigante! Contem pra gente como a modernidade das tecnologias influenciam as tradições e cultura dos povos indígenas. Um abraço!

Gracias por tu comentario!!!

Todas as culturas são dinâmicas... Todas são "influenciadas" pelas tecnologias `modernas´...

No caso especial dos indígenas... Sinto que eles gostam muito de registros, especialmente gravar em videos parte de seus rituais, gravar em áudio parte de suas músicas e usar a internet para mostrar ao mundo como vivem e as belezas de suas culturas.

Um indígena apelido o computador conectado de ARCO DIGITAL, diz que ele caça projetos através dele, que defende seu povo através dele... O ARCO DIGITAL é apropriação útil e positiva que muitos indígenas vem fazendo das tecnologias em prol de benefícios para suas comunidades.

Existem também muitos casos de comunidades indígenas  onde muitos indígenas estão quase deixando de participar de rituais porque foram "atrapados" pelas novelas da TV. Existem comunidades que só falam suas línguas maternas e agora, com a chegada da TV aprenderam ate palavrões .. Dor de garanta era uma coisa rara para as comunidades que bebiam só agua de pote... Hoje com as geladeiras que a "civilização moderna" esta impondo estão chegando as dores de gargante e outras complicações piores. O mundo globalizado publicita o materialismo e o consumismo, e essa propaganda golpeia a todos. O individualismo, egoismo e a competência são valores da "sociedade capitalista" que vem penetrando as comunidades indígenas. O sistema de governo impõe mudanças muito fortes para os indígenas  não há promoção da diferença, da escolha, da autonomia... O que o sistema faz é padronizar, homogenizar, matar.

As tecnologias modernas, não são meios neutros, muitos deles vem quase com dispositivos para lhe conquistar, para mudar seu ponto de vista. Todos em Brasil somos conhecedores do estrago que uma TV faz nas crianças, mas os programas não melhorar e os pais continuando deixando a baba eletrônica tomando de conta.

Nós da Thydewa buscamos que as tecnologias sejam discutidas pelos indígenas  que as coisas sejam dialogas pela comunidade, que se existir um desejo, exista também um objetivo, para que então possa acontecer uma apropriação consciente da tecnologia. Uma apropriação com re-apropriação.

Existem indígenas que chegam ate a OCA DIGITAL querendo fazer curso de informatica; a gente responde: NÓS NÃO FAZEMOS CURSO DE INFORMATICA... E devolvemos a pergunta....O que você quer fazer com um computador? O que você faria com uma câmara de fotos? Como você acha que a internet pode fortalecer a luta de teu povo? A gente não ensina técnica, a gente faz RODAS DE CONVERSAS, promove comunidade colaborativas de reflexão e aprendizagem. E só facilita o aprendizado das tecnologias se for como MEIO para a transformação social e nunca como fim.

Seguimos dialogando! Abraço ~

Sebastian, muito obrigada pela rica resposta! Deve ser muito interessante essa troca cultural. Vocês tem alguns links de vídeos que mostrem as comunidades para passar?

Amiga Renata:

Mais de 30 vídeos em: http://ocadigital.art.br/videoca/

Meus favoritos para mostrar a realidade indígena local:

- Seu Rosalvo, Terra

- Denuncia: Invasores mantém areal em Terra Tupinambá

E tem também: Sal Tupinambá - REMIX 2012

Acrescentando ao que Sebastian falou... em nossas Comunidades hoje as tecnologias são nossas aliadas e são muito bem vindas, apesar de sabermos que precisamos ficar atentos ao uso que se faz dela. Podemos hoje documentar o que se passa na Aldeia e inclusive ter provas concretas de violações como desmatamento, agressões e principalmente registro de nossa cultura, pinturas e cantos... o que percebemos também é que muitos jovens antes afastados da cultura, ao participar de Projetos com apropriação da Tecnologia como a Oca Digital acabam por se interessar mais pela cultura do Povo. 

Olá Potyra e Sebastián!

Fiquei bastante encantada com uma visita rápida que fiz ao site do Projeto Oca Digital. Gostaria de saber mais do cotidiano das crianças indígenas, se há algum material  disponível. Eu trabalho com crianças pequenas e estou desenvolvendo um projeto sobre a diversidade cultural e gostaria muito de mostrar a eles esse mundo das crianças indígenas, o que eles tem de semelhante e de diferente.  Um grande abraço e sucesso em seus projetos!

RSS

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2020   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio