¿Cómo puedo conocer el perfil de mis alumnos y acompañar su ritmo y evolución en el aprendizaje?

¿Cuáles son los beneficios del uso de big data para el alumno, el profesor y el gestor de la escuela?

Como consigo conhecer o perfil de meus alunos e acompanhar o seu ritmo e evolução de aprendizado?

Quais os benefícios do uso de big data para o aluno, professor e gestor da escola?

Vistas: 318

Respuestas a esta discusión

Olá pessoal, 

Sejam todos bem-vindos nesta discussão com a equipe da Geekie Games! Para entenderem melhor a proposta inovadora deles, sugerimos que conheçam o ENEM e comentem conosco se no país de vocês há um exame parecido com o que temos aqui no Brasil:

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

Fonte: MEC Brasil

Vamos ao debate!

Saludos a todos.

Este tema centra la atención de muchos ámbitos de la sociedad actual. La analítica de las interacciones que los usuarios hacene en la red permiten sacar muchas conclusiones que pueden ser empleadas para diversas finalidades.

Centrándanos en la analítica del aprendizaje, creo que a lo que no puede reducirse es a que una máquina configurada a partir de variables, decida el avance que está teniendo un aprendiz o le recomiende determinadas acciones para mejorar. En el aprendizaje intervienen factores que no pueden medirse de forma cuantificada. La analítica es interesantísima combinada con otros tipos de monitoreos que observen cualitativamente el avance y desarrollo del aprendizaje de un individuo, o ¿Llegaremos a disponer de una analítica automatizada capaz de valerse por sí misma para evaluar el aprendizaje?...

Un saludo!

Olá pessoal,

tudo bem?

Trazemos à discussão quais são os benefícios do uso de Big Data para diferentes públicos relacionados à educação, e acreditamos que o big data aliado a um ensino personalizado apresentam a vantagem de ser facilmente escalável, mas com um limite de adoção que depende fortemente de todos os atores no meio educacional- alunos, professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escola, em que devem entender o papel dessas tecnologias e como extrair resultados significativos das mesmas.


O Geekie Games é uma oportunidade para todas as escolas brasileiras degustarem gratuitamente uma ferramenta de ensino personalizado, e discutirem com as demais milhares de escolas engajadas sobre melhores práticas, resultados e dicas para melhorias.


Começar com um projeto piloto, rever os gargalos e melhorar o processo no período seguinte tem sido a receita de sucesso de muitos clientes da Geekie - todos estão juntos na missão de melhorar os seus processos de aprendizagem e dispostos a compartilhar implementações bem sucedidas.

No contexto do estudo individual, a vantagem da adaptabilidade para os alunos é um mapeamento de suas principais deficiências de aprendizagem, e um plano de estudos priorizado para suprí-las. A informação nesse caso gera autonomia de estudo e empodera os alunos com ferramentas simples para atingir as suas metas, independentemente do seu nível inicial.  


Já em sala de aula, as vantagens aparecem de diferentes formas. Em muitos casos da educação brasileira, o livro didático adotado dita o ritmo do currículo visto em sala, e a velocidade proposta pelos professores acaba não sendo assimilada por todos os alunos - embora a maioria dos alunos o acompanhe, alguns estão à frente e outros ficam para trás - um ciclo vicioso que pode gerar deficiências na aprendizagem.

As ferramentas de mapeamento do desempenho e esforço de um  aluno - individualmente ou como um grupo (que pode ser uma turma, escola ou rede de escolas) - permitem aos professores  mediar diferentes formas de ensino para grupos, gerando situações de aprendizagem diferenciadas e mais eficientes. Todas as formas de ensino híbrido se apoiam em uma análise eficiente dos indivíduos de uma turma, e as ferramentas são uma excelente aliada nesse processo de construção de uma sala de aula adaptativa.


Além disso, mesmo nos casos em que o ensino adaptativo é feito paralelamente às aulas, ele suporta o professor no melhor nivelamento da turma (no caso dos alunos que estão com um desempenho abaixo do esperado) e na sua motivação (especialmente importante para alunos que estão à frente dos demais). O uso dessa ferramenta, nesse caso, vai além da Educação à Distância (EaD), na qual os conteúdos são pré determinados, bem como as sequências são previamente estipuladas.


Para as Redes de Ensino, independente do seu tamanho, estas ferramentas educacionais adaptativas podem maximizar a implantação de políticas curriculares, acompanhamento e a coleta de informações de como os alunos estão aprendendo na rede, nas regionais e nas escolas, podendo traçar novas orientações didáticas, materiais de apoio, formação de professores, pois a coleta de resultados seria praticamente instantânea, o que otimiza o intervalo de intervenção.

Ainda nessa semana iremos discutir a seguinte pergunta: diiante da possibilidade de o aluno personalizar seu próprio aprendizado, qual passa a ser o papel do professor?

Gostaríamos muito de ouví-los e compartilhar as diferentes idéias para essa pergunta.

Um abraço, equipe Geekie

Olá equipe Geekie,

Depois das discussões sobre o papel do docente aqui no EIE, acreditamos que esse papel é de um mediador, um facilitador, um coach no processo de construção e aprendizagem dos alunos. O professor deixa de ter o papel central, deixa de ser quem passa a informação mas aquele que orienta seu aluno a lidar com a informação, a explorá-la e transformá-la em conhecimento (prático).

Qual seria o papel do professor que usa a plataforma de vocês com seus alunos? Ou que tem alunos usando a plataforma? Há casos em que os alunos usam mas os professores não? Isto é, casos em que individualmente os alunos fazem uso da ferramenta mas esta não é uma proposta da escola?

Pessoal, gosto muito do trabalho de vocês. Os ambientes personalizados de ensino são uma tendência que empresas como vcs estão tornando realidade. Gostaria de saber mais sobre dois pontos:

1. Vocês também pensam na formação de educadores?

2. No desenvolvimento das plataformas, há bastante diálogo com os usuários?

Muito obrigado!

Olá Caio,

Ficamos muito felizes pelo seu reconhecimento. Obrigado pelos votos!

Quanto às suas perguntas, nós temos uma grande preocupação em capacitar os diferentes públicos que utilizam nossos produtos para que tenham domínio e saibam como tirar o maior proveito das informações que geramos. Um exemplo de iniciativa que fazemos são treinamentos que o time do comercial realiza com professores, coordenadores e diretores de escolas clientes mostrando as features das nossas soluções e como devem fazer a leitura dos dados. Além disso, oferecemos um tutorial sobre ensino híbrido (blended learning) para professores explicando como funciona a plataforma para que possam usá-la em sala de aula. Caso seja de seu interesse visualizar o infográfico, poderia encontrá-lo no site do geekie games, na parte do professor (www.geekiegames.com.br/professor).

Quanto à segunda pergunta, procuramos sempre ter uma interface de diálogo com os usuários (na sua maioria alunos). O time de produto faz com uma certa periodicidade testes de UX para coletar feedbacks e opinião de usuários sobre quesitos da plataforma. No recente projeto Geekie Games tivemos diversos momentos em que o aluno poderia comentar uma aula, dar seu feedback sobre conteúdo ou outro aspecto da plataforma, sendo que toda nossa informação coletada nos ajuda a melhorar ainda mais os produtos e ficar mais próximo do que os usuários buscam. Além disso, analisamos a partir de estatísticas e dados gerados o que realmente funciona mais e o que funciona menos para podermos adaptar a partir do que aprendemos com os usuários.

Fica nosso convite para conhecer um pouco mais sobre os produtos e suas características visitando nosso novo site institucional www.geekie.com.br


Um grande abraço, equipe Geekie

Muito legal, Marcelo! Obrigado pelas ótimas respostas!

Só mais uma pergunta. Como vcs consideram as realidades locais num emrcado tão grande quanto o brasileiro?

Até breve, Caio

RSS

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2019   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio