Educopédia: uma plataforma de aulas digitais

Información

Educopédia: uma plataforma de aulas digitais

Apresentação da Educopédia

Participe no fórum de discussão

Oficina ao vivo: Quinta-feira, às 12h (Brasília) / 15h (Espanha) / 9h (Peru)

Miembros: 43
Última actividad: Ago 13, 2013

Apresentamos a Educopédia, plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática, de qualquer lugar e a qualquer hora. As aulas incluem planos de aula e apresentações voltados para professores que queiram utilizar as atividades nas salas, com os alunos. Cada uma delas possui temas, competências e habilidades contempladas nas orientações curriculares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Essas orientações curriculares de cada ano e cada disciplina foram divididas em 32 aulas digitais, que correspondem às semanas do ano letivo, retiradas àquelas voltadas para avaliações e revisões.

As atividades incluem vídeos, animações, imagens, textos, podcasts, minitestes e jogos, seguindo um roteiro pré-definido que obedece a teorias de metacognição. A plataforma visa melhorar a qualidade da experiência educacional, a partir da utilização das novas tecnologias e novas descobertas da neurociência, para a criação de um modelo pedagógico que melhor responda às demandas das crianças e jovens.

A Educopédia é clara, direta e extremamente intuitiva para que alunos e professores possam utilizá-la sem a necessidade de treinamento. A navegação foi pensada para pessoas com qualquer nível de letramento digital. Além de uma opção prática para professores que desejam integrar novas tecnologias a seu dia-a-dia, a Educopédia passa a ser mais uma alternativa para alunos que perderam aulas; que não compreenderam o conteúdo; que precisam de um reforço escolar e também para o desenvolvimento constante e aprofundado de competências e habilidades.

 

Rafael Parente é subsecretário de novas tecnologias educacionais da Secretaria Municipal de educação do Rio de Janeiro, mestre em gestão educacional e no momento está concluindo um PhD em educação internacional e desenvolvimento pela New York University. Entre suas últimas criações estão a Educopédia (plataforma de aulas digitais), o Rioeduca.net (portal de trocas de melhores práticas), o Sistema Escola 3.0 (sistema integrado de gestão acadêmica) e o Pé-de-Vento (mashup de curso de alfabetização, jogo e livro digital para crianças).

 

Participe no fórum de discussão

Foro de discusión

Educopédia: uma plataforma de aulas digitais

Iniciada por Encuentro Educación 2012 - 2013. Última respuesta de Encuentro Educación 2012 - 2013 Ago 13, 2013. 46 Respuestas

Como se organiza o uso metodológico da Educopédia?Como a inciativa pode ajudar a instrumentalizar a prática do professor em sala de aula?Como você observa a interatividade da plataforma, de que modo ela inova o processo de…Continuar

 

Miembros (39)

 
 
 

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2019   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio