Como se organiza o uso metodológico da Educopédia?
Como a inciativa pode ajudar a instrumentalizar a prática do professor em sala de aula?
Como você observa a interatividade da plataforma, de que modo ela inova o processo de ensino-aprendizagem? 
Apesar de vivermos em uma sociedade digital, ou cada vez mais digital, ainda há certa desigualdade nesse aspecto, quais aspectos contribuem para essa inequidade digital?

Vistas: 1033

Respuestas a esta discusión

OLá Rafael e comunidade,

sou fã da Educopédia e tive o prazer de fazer um curso com alguns dos educopedistas e pude testemunhar o quanto elas, as educopedistas são dedicadas.

Sempre que vejo um edital penso em participar, mas também atuo na área no Estado e ainda foi difícil dedicar um tempo para tentar particpar. Mas concordo com a plataforma, mas entendo que é um recurso a mais.

Porém o que mais acredito ser interessante é a gestão da comunidade e do porjeto, que é realizado através de veículos como diferentes blogs que vão sendo criados.

 boa noite

venho dizer que também sou muito fã do educopédia e pude levar um pouco deste conhecimento após uma capacitação, para os professores e hoje  vejo muitos já utilizando as aulas e as animações em salas e trabalhando como exercício alguns jogos com alunos que tenham haver com o assunto abordado no dia, fico feliz em poder ter participado um pouco deste fruto seja uma mensageira desta ferramenta.

Andressa, obrigado pelo seu apoio e empenho. Um grande abraço!

É isso aí, Fernanda. A mobilização e a comunicação são aspectos super importantes do projeto. Abraços.

Achei maravilhosa a iniciativa do Rio de Janeiro, vejo que em breve talvez as pequenas cidades do interior como é o caso da minha, poderão se equiparar às cidades maiores no quesito recursos tecnológicos... No caso da minha prática docente, vejo que ainda estamos engatinhando. Temos um laboratório de informática com 10 máquinas, que raramente estão funcionando ao mesmo tempo e acesso a internet sofrível, mesmo assim tentamos utilizar algumas ferramentas disponíveis, acreditando que  apesar das dificuldades, devemos manter o contato dos alunos com o mundo digital.

Independe o tamanhop da cidade. CVocê pode começar aí da sua sala de aula e mesmo do seu blog. ABraços

Alcione, aqui no Rio também temos escolas com internet ainda sofrível. Ao mesmo tempo, você pode encontrar apresentações de PPT na Educopédia (para cada aula) e pode incentivar que seus alunos a utilizem em casa ou nas lans. Abraços!

Cada vez que entro na Educopédia, fico um tempão ali navegando , encantada. Penso que o segredo do sucesso  é esse mesmo, o lúdico, os múltiplos recursos que atraem  e incentivam o estudo de forma tão agradável. Parabéns ao Rafael, aos professores educopedistas e todos os que ajudam a realizar esse belo projeto. 

Obrigado, querida Marli. O apoio de vocês é super importante pra gente!

Olá Rafael Parente e a todos os participantes,

Gostei muito de ver uma discussão sobre a Educopédia, recentemente reconhecida como REA pela UNESCO, sendo discutida também neste evento EducaRede! Acabei de assistir o vídeo introdutório do assunto aqui na escola municipal Adalgisa Monteiro, mas não poderei interagir com vocês no horário da oficina, pois estarei indo para outra escola. Mas socializo uma questão: Como você visualiza a Educopédia daqui há 10 anos, para além da nossa rede de ensino? 

Vamos conversando...

Ciberabraços,

Alice Maria Costa

Alice, é difícil falar em 10 anos, mas já no ano que vem teremos provas sendo aplicadas na Educopédia, um sistema de gestão de aprendizagem, o Educomundo e várias outras novidades. Acredito que a médio prazo teremos uma plataforma nacional (pode não ser a Educopédia) que acompanhe o aluno desde a Educação Infantil até a universidade. O mais importante é que utilizemos algoritmos e a inteligência artificial na personalização do processo de formação de cada um. Abraços!

Olá Rafael,

Em tempos de cibercultura está cada vez mais difícil pensar a longo prazo, considerando que os avanços tecnológicos nos propõe outras possibilidades de (co)criação a cada instante. Contudo, ter esta visão demonstrada por você acima é bastante interessante para os educopedistas e os demais praticantes das redes educativas Brasil a fora. Conhece alguns outros sistemas similares a Educopédia? Penso que deveria de explorar mais o potencial interativo deste ambiente online de aprendizagem. Vamos conversando...

RSS

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2017   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio