¿Es posible ampliar el modelo de comunicación para comunidades en otros lugares de Brasil y del mundo?
La comunicación pude realmente transformar, ¿o nuestro ejemplo es apenas una excepción?
¿Qué es el protagonismo juvenil?
¿Cuál es el ciudadano amazónico ideal en el siglo XXI?
¿Cómo los medios de comunicación pueden contribuir para disminuir los problemas ambientales de la Amazonia?

É possível ampliar o modelo de comunicação  para comunidades em outros lugares de Brasil e do mundo?
A comunicação  pode realmente transformar ou o nosso exemplo é apenas uma exceção?

O que é o protagonismo juvenil?

Qual é o cidadão amazônico ideal no século XXI?

Como os médios de comunicação podem contribuir para diminuir os problemas ambientais da Amazona?

Vistas: 2555

Respuestas a esta discusión

¿Es posible ampliar el modelo de comunicación para comunidades en otros lugares de Brasil y del mundo?

Es totalmente posible. No conozco la situación particular del Amazonas y su población, pero existen numerosas iniciativas para empezar a conectar con el resto del mundo aquellos lugares que Castells indicó que las grandes potencias mundiales aislaron con el avance de las Tecnologías de la Información y Comunicación.

Sería muy interesante conocer sobre el Amazonas y el estado actual de sus comunicaciones.

Saludos a todos.

Sim. É inteiramente possível expandir esse meio de comunicação para outros lugares do Brasil e do mundo Equipo Fund. Telefónica ESPAÑA. Na Amazônia, somos um exemplo de que isso pode ser feito e dá certo. A educomunicação transformou uma comunidade ribeirinha que fica muito distante da zona urbana.Todavia, muitas populações, comunidades, grupos indígenas ainda vivem praticamente isoladas, sem nenhuma comunicação com o restante do mundo. Muito trabalho precisa ser feito para inclusão de todos os povos e assim avancemos com o uso de tecnologias, informação e comunicação.

Olá Maickson!

Bem vindo! 

Certamente é possível! A Vila de Boim é um exemplo!!

Conte pra gente como foi a apropriação da comunidade local, como está sendo? A rádio comunitária existe há muito tempo? Foi uma reivindicação da comunidade? E no caso da Internet?

No início sofremos algumas barreiras, até mesmo culturais, mas buscamos meios, fomos mobilizando e acabamos ganhando espaço. Hoje a apropriação da comunidade é muito intensa, a participação nos agrada muito mas ainda está longe do nosso ideal. A rádio comunitária, é uma rádio poste, ou seja, alguns alto falantes são espalhados na comunidade e tudo o que é veiculado na rádio, toda a comunidade ouve. Entretenimento, informativos, avisos, vinhetas educativas, enfim uma programação bem dinâmica e diversificada gerenciada por jovens. A rádio foi uma conquista para a comunidade, fruto da reinvindicação juvenil. A internet também foi buscada pela juventude e, serve principalmente para mostrar "o outro lado" da notícia, antes tínhamos apenas o lado da TV. Pegamos conteúdos na internet, de várias fontes e lançamos para a comunidade através das ondas da rádio. A internet também permite que as distâncias geográficas sejam quebradas, nos sentimos mais próximos do mundo. A distância de dez horas de barco da cidade são diminuídas.

Es extraordinario ver como estamos todos cada vez más cerca gracias a las tecnologías de la información y comunicación. Me parece sumamente necesario terminar de conectar con el resto del mundo a sociedades como las del Amazonas, no somos conscientes de cuánta riqueza cultural nos estamos privando. Los jóvenes de estas sociedades se movilizarán cada vez más para emprender este tipo de iniciativas y acercar cada vez más el Amazonas a las grandes urbes, estamos condenados a que suceda y encantados de que así sea. 

Sim! Como o Maickson colocou, um mundo se abre quando temos acesso à informação. O desafio maior deve ser manter a cultura local, seus hábitos e costumes, a qualidade de vida das pessoas que vivem ali em meio à natureza e, ao mesmo tempo, se abrirem ao mundo globalizado.

Maickson, há discussões na comunidade neste sentido?

Como é a rotina nessas horas em que há eletricidade na vila? Já havia antes da internet, certo? O que mudou depois da instalação do centro?

Anteriormente à chegada do centro, a preocupação das lideranças era se a internet e outros meios de acesso à informação, "roubariam" momentos da rotina da comunidade, como a contação de histórias que acontece muito a noite, os adultos narram aventuras, lendas, mitos para seus descendentes. Também se tiraria os jovens da pesca, da agricultura, enfim o medo era que a juventude, principalmente, fosse viver apenas em função dos novos meios de acesso à informação. Então, sempre procuramos deixar claro que a internet, a rádio, vinham contribuir, que a rotina comunitária só ia sofrer uma leve mudança.

O Telecentro atende muitas pessoas, a biblioteca e a sala de computadores funcionam durante todo o dia. Há apenas quatro notebooks, então as pessoas sabem o horário que devem ir, o momento de aula, o dia da escola, que no finalzinho da tarde atendimento aos idosos, enfim, foi elaborado um cronograma de atendimento que contemple o coletivo.

A mudança maior após a chegada do Telecentro foi que as pessoas puderam ter acesso a um espaço gratuito onde tem acesso ao mundo digital, viajam nas leituras e uma vez na semana tem o cinema comunitário, tudo de forma gratuita. Além da escola, surge outro local para difundir o conhecimento. As pessoas puderam falar com parentes em outras cidades, fazer cursos a distância, interagir nas redes socias, assistir a filmes e documentários, etc., e dessa forma, melhorarem na auto estima pois agora sentem que fazem parte do mundo, não estão mais às margens da sociedade. Que podem mostrar seus anseios, perspectivas, cultura, mostrar a encantadora realidade ribeirinha.

Maickson,

Você respondeu uma nova pergunta que colocamos mais abaixo :)

Quanta coisa estão fazendo! Será que foi mesmo uma leve mudança?

Como ficou então os momentos da rotina da comunidade, como a contação de histórias à noite?

Equipe Brasil

A leve mudança aconteceu na rotina da comunidade. As pessoas não precisaram deixar de fazer seus trabalhos diários, só acrescentaram ao cotidiano esse importante passo, que é ter oportunidade de acesso a educação por meio da comunicação. Um dos objetivos do Telecentro é que o usemos para perpetuar a cultura, crenças, de nosso povo. Somos ativistas e buscamos sempre mostrar a importância de cultivar momentos como a contação de histórias, trabalhos comunitários, piracaia (as pessoas se reúnem a noite na praia em volta de uma fogueira e ali cozem e comem alimentos, principalmente peixe e galinhas), jogos populares, apresentação de danças da região, etc. Os momentos de rotina da comunidade, portanto, continuam, agora caminhando junto com o Telecentro Cultural e com os meios de comunicação.

¿Es posible ampliar el modelo de comunicación para comunidades en otros lugares de Brasil y del mundo?

claro que es posible. Pienso q hay muchos lugares con la misma situacion como el Amazonas por ello q se deberia prestar ayuda y lograr cambios en su situacion.

Me gustaria conocer más sobre esta situacion del amazonas

Me gusta mucho el tema

Sonia, sim é possível. É triste que são poucos exemplos de comunidades que se viram transformadas com a chegada da comunicação na Amazônia. Há um árduo trabalho para desenvolver esse tipo de transformação nas mais diversas comunidades na minha região. Todavia, os frutos dessa conquista são imensos. Qualidade de vida, relação entre as pessoas, escola, aluno, enfim toda a comunidade sofre uma mudança de comportamento. Todos crescem, há uma evolução no pensamento e as pessoas passaram a valorizar mais a comunicação e a educação. Comunitários que antes não valorizavam os estudos, mudaram totalmente de opinião e passaram a incentivar para seus filhos e netos, que somente através da educação e comunicação podemos avançar e melhorar nosso lugar.

Que interessante Maickson, saber que a chegada da internet teve um impacto a esse ponto na comunidade: os mais velhos preocupados com a continuação dos estudos dos mais jovens. Há jovens ou adultos buscando cursos ou formações a distância, pela internet?

RSS

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2021   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio