Que aprendizagens o uso do blog privilegia?

Vamos conversar sobre este assunto aqui neste espaço?

Falar sobre os tipos de blogs, as aprendizagens envolvidas...

Espero a opinião de vocês!

Abs,

Sônia

Desde Brasil

Vistas: 600

Las respuestas están cerradas para esta discusión.

Respuestas a esta discusión

Quando comecei a dar aulas de literatura infantil, eu não tinha nem ideia pra onde ir, e foram os vários blogs de colegas que me deram um norte. Por  meio de experiências de outros professores eu pude criar um formato de aulas de literatura infantil, onde a crianças pudesse aprender brincando. Depois de ter lido tantos blogs, resolvi criar um para que eu pudesse ajudar também colegas iniciantes. Para mim o blog foi importante para trocar experiências com colegas do mundo todo

Todo professor deveria criar um blog com a finalidade de se comunicar com o seu aluno (turma) tb fora do horário de aula.

O blog proporciona interatividade, motivação, comunicação facilitada entre pais, professores e alunos. Pode ser utilizado de diferentes formas, com diversos fins (explicação de determinado assunto, lembretes, observações, diálogos através de comentários)...é muito interessante como os alunos se envolvem.

Estimada Sonia y Compañeros(as)

La  utilización  del  Blog  (edublog)  para  la  Educación  a  Distancia  o  Educación  Virtual  (e-learning) es una herramienta útil, beneficiosa  en el desarrollo del curso por cuanto genera un aumento en el interés y participación de los(as) estudiantes o participantes.

Saludos

Fatima K. Hosein

Olá a todos,

Sou Nando Vilarouca, sou tutor online atuando no AVA da SEFAZ-PE e tambem instrutor presencial na ESAFAZ/SEFAZ-PE.

Acho importante a criação de blos, pois estes espaços atuam como vetores de forte potencial comunicativo e rico em aprendizagem colaborativa, permeada , graças a Deus, por muita interação e troca de informações.

Um forte abraço a todos os colegas,

Nando Vilarouca

Muito bem lembrado, Cleide... a questão da proximidade... da identificação mesmo do professor com seu aluno. O professor que bloga, de certa forma, faz mais parte do mundo do seu aluno do que aquele que não bloga... 
Abs, Sônia

cleide freitas da silva dice:

Existem muitas razoes que justificariam o professor fazer um blog; ademas de aproximar professor e aluno de uma forma mais intensa, porque creio que digitalmente o professor parece mais humano, mais acesivel,  é uma atividade divertida, diria até prazerosa, o professor vira autor, escreve tudo a seu momento e ainda tem oportunidade de ver a reaçao direta que provoca através dos comentarios que receberas sobre cada post, e os comentários permitiram ao professor refletir sobre seu ponto de vista e de los demas, o que consequentemente lhe trará crescimento pessoal e profissional. O blog conecta o professor diretamente ao mundo trazendo lhe miles de informaçoes e novidades que lhe tornaram uma pessoa ainda mais interessante e atravez de tanto conhecimento, tanta conexao: aluno - professor - colegas - mundo, suas aulas se ampliaram infinitament. O professor que tem um blog tem muito mais oportunidades de ser visto, a¡nalisado e admirado por seu trabalho , seus conhecimento e reflexao. saludos desde Sevilla.

Bem-vindo, Fernando.... mais um espaço para a gente interagir e trocar figurinhas, como disse a Andrea. Abs, Sônia

Fernando A. Vilarouca Moreira dice:

Olá a todos,

Sou Nando Vilarouca, sou tutor online atuando no AVA da SEFAZ-PE e tambem instrutor presencial na ESAFAZ/SEFAZ-PE.

Acho importante a criação de blos, pois estes espaços atuam como vetores de forte potencial comunicativo e rico em aprendizagem colaborativa, permeada , graças a Deus, por muita interação e troca de informações.

Um forte abraço a todos os colegas,

Nando Vilarouca

Olá, Fátima...

Além do que é uma ferramenta de simples gerenciamento... isso auxilia muito o professor iniciante nas TIC. Você concorda?

Abs, 

Sônia

Fatima Korisha Ali Shah Hosein dice:

Estimada Sonia y Compañeros(as)

La  utilización  del  Blog  (edublog)  para  la  Educación  a  Distancia  o  Educación  Virtual  (e-learning) es una herramienta útil, beneficiosa  en el desarrollo del curso por cuanto genera un aumento en el interés y participación de los(as) estudiantes o participantes.

Saludos

Fatima K. Hosein

Lilia, bom dia

Um blog proporciona várias aprendizagens: o aluno aprende a se comunicar, a ser autor, a buscar... e a estar em rede, aprendizagem fundamental na cultura em que estamos imersos. O que você acha?

Abraço, 

Sônia

Lilian Genoveva Grandin Martins dice:

Todo professor deveria criar um blog com a finalidade de se comunicar com o seu aluno (turma) tb fora do horário de aula.

O blog proporciona interatividade, motivação, comunicação facilitada entre pais, professores e alunos. Pode ser utilizado de diferentes formas, com diversos fins (explicação de determinado assunto, lembretes, observações, diálogos através de comentários)...é muito interessante como os alunos se envolvem.

Parabéns pelo seu blog, Claudinei...

Abs, sônia

Claudinei Osorio de Oliveira dice:

Olá Sônia;

Sou professor de química e trabalho com um blog com meus alunos todos os assuntos discutidos em sala de aula.

É interessante, pois os alunos realmente deram uma resposta ao projeto, uma vez que se tornou um agregado e fica difícil imaginar meu trabalho sem essa ferramenta.

É claro que alguns alunos resistem à ideia, mas é importante nunca se desanimar e saber reconhecer os pontos positivos que tudo isso proporciona para ambos: professor e aluno.

Tenho um fluxo, em média de mil acessos mensais e isso me deixa bastante satisfeito, pois não esperava resposta tão significativa, onde os alunos opinam, baixam arquivos e se interagem melhor com os conteúdos.

Para quem quiser conhecer o blog QuÍmIcA a FaVoR dA vIdA é só acessar:

QuÍmIcA a FaVoR dA vIdA

Para professores quem têm dificuldades de montar um blog e precisar de uma ajuda, me disponho a dar alguns "pitacos".

Um mol de abraços.

Quando penso no blog como recurso didático, penso nas aprendizagens relacionadas ao letramento digital: pesquisar, publicar, comunicar-se digitalmente ... além do estar em rede. O blog bem planejado consegue criar situações para promover essas aprendizagens. 

Abs, Sônia

Falamos aqui mais especificamente do blog do professor, mas o professor pode trabalhar atividades em que cada aluno tenha seu blog... ou criar um blog para a escola ... trabalhar com blogs específicos para projetos específicos. Enfim, as possibilidades são muitas e cabe ao professor planejar o seu uso mais adequado a cada situação.

Abs, Sônia

Tenho uma experiência maravilhosa com Blog de alunos. Motivados e orientados por mim, meus alunos estão mantendo e escrevendo sobre ciências. Eles escrevem sobre ciências, moderam comentários e organizam o Blog. Vejam só como é :https://oncomciencias.wordpress.com/

RSS

Espacio Familias

imagen enlace a actividad

imagen enlace a actividad

Premio Tema 7

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

En Twitter

Videos

• Agregar videos
  • Ver todos