Que aprendizagens o uso do blog privilegia?

Vamos conversar sobre este assunto aqui neste espaço?

Falar sobre os tipos de blogs, as aprendizagens envolvidas...

Espero a opinião de vocês!

Abs,

Sônia

Desde Brasil

Vistas: 593

Las respuestas están cerradas para esta discusión.

Respuestas a esta discusión

Olá, Sonia!

Realmente as possibilidades do blog na educação são inúmeras. O meu mesmo http://utilizandomidias.blogspot.com foi pensado inicialmente como um apoio pedagógico/tecnológico aos professores da minha escola. Como sou Orientadora Tecnológica, pensei utilizar o blog como um local onde eu pudesse estar disponibilizando para os professores uma relação de dicas multimídias para que ele conheça, apropriando-se de novos recursos e que possa estar utilizando em sua prática.

Bjs...

Fernanda

Sonia Bertocchi dice:

Falamos aqui mais especificamente do blog do professor, mas o professor pode trabalhar atividades em que cada aluno tenha seu blog... ou criar um blog para a escola ... trabalhar com blogs específicos para projetos específicos. Enfim, as possibilidades são muitas e cabe ao professor planejar o seu uso mais adequado a cada situação.

Abs, Sônia

O uso do blog é importante na aproximação de professores e estudantes. Mas, creio que o ganho maior seja para os professores, pois aprende-se muito em termos de conhecimento acerca das realidades dos estudantes.

Oi, Sonia! Oi, colegas!

Talvez haja um pouco de exagero de minha parte nesta afirmação: minha vida profissional pode ser demarcada em antes e depois do uso dos blogs.

De qualquer forma, a transformação houve/há em vários sentidos. Por exemplo, nunca escrevi tanto  como agora, em vários espaços na web, e isso implica reflexão sobre as práticas, essencial ao fazer pedagógico.

Nunca conversei tanto com os alunos como agora... a web nos aproxima, nos faz conhecer de modos diferentes, fora das paredes da sala de aula.

Acho que os blogs são um espaço de diálogo fundamental entre pessoas que desejam aprender, pois interfaces bastante intuitivas e gratuitas, disponíveis para todos.

Tenho envolvimento em dois projetos coletivos: um com os alunos (desde 2009): Espichando a conversa; e, o mais recente, nascendo, pretende envolver toda a escola: Elisa em rede. Além disso, mantenho o Ufa!, espaço pessoal.

Os blogs me levaram ao encontro de muitos professores (como este, aqui!) com quem aprendo muito! E isso me encanta, pois saio dos limites da minha cidade.

Abraços!

Trabalho em um Centro de Formação para professores com Tecnologia Educacional, o insentivo ao blog é uma das ações que mais tentamos efetivar por meio dos cursos que oferecemos. Muitos professores conseguem trabalhar com e fazer com que os alunos interagem no blog da turma ou da disciplina. O blog é interessante, interativo, atrativo, recurso de produções e publicações. Atualmente utilizamos o blog para publicar conteúdos de um curso de formação para técnicos de escolas pública. o endereço é: http://tecnicosliedsmt.blogspot.com/ um curso voltado à noções pedagógicas, pois os tecnicos auxiliam os professores a no laboratório de informática da escola.

RSS

Espacio Familias

imagen enlace a actividad

imagen enlace a actividad

Premio Tema 7

Redes sociales

Síguenos en:

imagen enlace a facebook imagen enlace a twitter imagen enlace a youtube

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

Curalia: Laboratorio M-Learning