Jobert Michel Gaigher
  • Hombre
  • Campinas, São Paulo
  • Brasil
Compartir en Facebook
Compartir
 

Página de Jobert Michel Gaigher

Información de perfil

Rol
Coordinador
Centro/Institución/Organización
Quanta Educacional
Soy mayor de 16 años

O Que É O E-SOM?

O e-SOM (Educar; Socializar; Orientar e Musicalizar) é um sistema de educação musical voltado para os alunos do ensino básico que contempla a ideia de “inclusão digital musical”.

O e-SOM traz um novo conceito em aprender música, propondo o uso do computador como ferramenta de aprendizagem contribuindo para o desenvolvimento da sensibilidade estético-musical e do potencial criativo dos alunos.

Nossa proposta oferece um ensino musical contemporâneo, inovador e que atende a Lei Federal nº 11.769/2008.

A proposta pedagógico-musical do material didático foi desenvolvida dentro de três ações musicais: OUVIR, FAZER e PRODUZIR música.

Em todos estes momentos, o aluno é incentivado a refletir sobre suas escolhas, a compartilhar suas ideias e a aceitar sugestões dos colegas: aprendendo a ser, fazer e conviver.

Como  tecnologia digital, O e-SOM faz uso, especialmente, de softwares livres e de acesso gratuito, como outras ferramentas importantes para a aprendizagem musical, motivando o aluno a utilizá-las de maneira criativa e autônoma.

Ao professor, são oferecidos todos os subsídios técnicos e didáticos necessários para a implantação da proposta em sala de aula, ou como atividade extracurricular, bem como uma formação qualificada em tecnologias digitais aplicadas à educação musical. Complementar ao livro é disponibilizado um CD com repertório e links de softwares, bem como um conjunto de vídeos tutoriais.

O e-SOM conta ainda com suporte acadêmico e tecnológico através do portal do professor. Este portal conta também com um espaço interativo para os professores sanarem suas dúvidas diretamente com os autores do programa, bem como processar, postar e acompanhar toda produção acadêmica de seus alunos.

De acordo com a missão de “Unir Pessoas”, o e-SOM deseja unir estudantes de diferentes culturas e regiões em torno da música realizando esta tarefa através do portal  e-SOM Comunidades. Um novo e emocionante ambiente de encontros virtuais criado especialmente para que alunos do e-SOM possam compartilhar suas experiências musicais.

 

Objetivos

  • Proporcionar a todos os alunos do Ensino Fundamental 2, o acesso a um curso de música que propicie desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração com outros alunos.
  • Assegurar a jovens adolescentes um ensino musical pautado numa proposta curricular fundamentada em teorias e modelos recentes de desenvolvimento musical nacional e internacional.
  • Ampliar o acesso à pluralidade musical e entendimento das relações entre o ser humano e a música, desenvolvendo nos alunos a capacidade de manifestar de forma prática o conteúdo aprendido.
  • Correlacionar o ensino de música a outras áreas do conhecimento, empreendimento reflexivo em relação às implicações músico-históricas, estético-musicais, musico-psicológicas, sócio musicais, etnomusicológicas, teórico-musicais e acústicas.
  • Promover a educação musical através das tecnologias digitais em todas as escolas;
  • Viabilizar a educação musical nas escolas do ensino fundamental através do uso de ferramentas tecnológicas, promovendo assim a inclusão digital;
  • Oferecer um curso de música voltado para uma formação humanista, incluindo todos os alunos em um processo de aprendizagem musical, independente de suas habilidades ou limitações técnicas.
  • Expandir o universo musical do aluno, que muitas vezes se limita ao que é oferecido pelas mídias. O adolescente tem um conceito formado sobre música, geralmente associado com a forma de se vestir e o senso de inclusão em um grupo com determinada ideologia. O sistema e-SOM pretende estimular a apreciação, execução e composição musical, trabalhando em primeiro lugar a conscientização do que o aluno ouve, estimular a reflexão pelo motivo da preferência, demonstrar a função da música na vida dele e na sociedade e, aos poucos, introduzir um novo universo musical, apresentando diversos gêneros e músicas de outras culturas".

Princípios Musicais, Pedagógicos, Psicológicos E Sociológicos

A concepção de educação musical que permeia a proposta e-SOM encontra-se na interseção de uma concepção de educação centrada nas vivências e saberes musicais dos alunos e uma concepção centrada no conhecimento musical acumulado através dos tempos. O papel exercido pelo professor será o de mediador destes dois universos de saberes encaminhando os alunos para um saber de música através da tecnologia digital existente.

Os princípios de organização pedagógica dos conteúdos da Coleção F2 fazem referência aos escritos de Swanwick (2003) mais especificamente ao Modelo TECLA (Técnica, Execução, Composição, Literatura e Apreciação). A obra de Keith Swanwick, educador musical inglês, resultou de sua preocupação com os professores de música da educação básica. Swanwick sempre se mostrou sensível aos problemas cotidianos enfrentados pelos professores de música. Toda a sua obra, independente do ponto de partida teórico ou prático visa subsidiar o professor no planejamento de aulas, execução e avaliação.

O Modelo (T)EC(L)A - Técnica, Execução, Composição, Literatura e Apreciação consiste num modelo de parâmetros ou atividades musicais, os quais, segundo o autor, são indispensáveis para o desenvolvimento do conhecimento musical. Swanwick (2003) argumenta que o processo de aquisição do conhecimento musical se dá essencialmente através da vivência musical prática, complementado com conhecimentos técnicos e literários da música. Os parâmetros de composição, execução e apreciação encontram-se na base de uma estruturação curricular para o ensino de música e, os parâmetros de técnica e literatura são considerados complementares no processo de educação musical por tratarem do conhecimento sobre música e por encontrarem-se necessariamente nos parâmetros práticos. Na educação básica, estas atividades devem ser contempladas não com o intuito de formar músicos, mas, em primeira instância, de tornar os indivíduos mais conscientes quanto esta linguagem artística. É importante observar a integração de todas estas atividades, pois desta forma o aluno será exposto a uma rica experiência musical.

A educação musical promovida pela escola, por projetos comunitários ou projetos socioculturais deve oportunizar ao aluno a vivência da música através da tecnologia digital nas suas três formas práticas - composição, execução, apreciação - complementadas pela experiência e desenvolvimento técnico e literário-musical. Esta vivência deverá abarcar a música existente e a criada pelos próprios alunos, ao contrário de estar centrada na aprendizagem de conceitos abstratos onde a música é utilizada para exemplificar o que o professor está ensinando. Em outras palavras, o que se propõe é que o aluno esteja sempre se relacionando com música e não somente com o conhecimento sobre música.

Coleção Do Fundamental 2 - 6º Ao 9º Ano

A primeira coleção de livros é destinada aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e foi desenvolvida com os seguintes objetivos:

  • Promover a educação musical através das tecnologias digitais em todas as escolas;
  • Oferecer subsídios teóricos e práticos aos professores que utilizam o material;
  • Oferecer materiais didáticos para os alunos fundamentados em estudos e pesquisas recentes na área de educação musical e TICs;
  • Viabilizar a educação musical nas escolas do ensino fundamental através do uso de ferramentas tecnológicas, promovendo assim a inclusão digital.

A autoria dessa coleção F2 resulta da parceria entre os especialistas de produtos da Quanta Educacional com mestres e doutores do setor educacional, tal como a Doutora em Educação Musical pela University of London (Inglaterra) e Professora Titular do Departamento de Música, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Liane Hentschke.

A criação desta coleção de materiais foi precedida por uma pesquisa realizada através da parceria entre a Quanta Brasil e o Grupo de Pesquisas sobre a Formação e Atuação de Profissionais em Música (FAPROM) do Programa de Pós Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPG Música - UFRGS), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Infraestrutura

O curso pode ser realizado em salas de aula informatizadas, ou nos laboratórios de informática presentes nas escolas. No início do ano letivo, cada aluno recebe uma chave de acesso para o portal do aluno e-SOM, um CD-ROOM contendo um único instalador dos programas e arquivos de apoio e um livro de aluno.

Configurações mínimas dos computadores:

  • Sistema operacional: Windows XP (ou superior) ou Linux
  • Placa de som com entrada para microfone e saída para fone de ouvido
  • Leitor de CD
  • Monitor de vídeo colorido
  • Microfone
  • Mouse
  • Teclado
  • Acesso à internet via banda larga
  • Projetor de vídeo ou TV e DVD player

O e-SOM é um sistema ecológico de ensino musical, ou seja, é autossuficiente dentro de suas atribuições. A fundamentação do e-SOM atende a uma proposta pedagógica e é constituída por um conjunto de ferramentas e ações integradas (ferramentas online, comunidade virtual, material didático, conteúdo multimídia, educação à distância, formação continuada de professores, suporte técnico e acadêmico, sistemas de avaliações inteligentes, comunidades virtuais de professores de música, ferramentas OpenSource, conteúdo WEB 3.0 em geral, e outras). Este conjunto de ações foi idealizado para facilitar a aproximação dos alunos e professores aos recursos tecnológicos já presentes nas escolas, no intuito de aprender música através da apreciação, execução e criação.

Ambientes Virtuais

• Portal e-SOM comunidades:

(www.e-som.net)

Desenvolvido no Dolphin-BOONEX, um pacote de aplicativos OpenSource para criação de comunidades virtuais, o portal e-SOM comunidades disponibiliza a seus membros diversos serviços on-line integrando ferramenta de publicação de músicas e trabalhos na web, busca de músicas de outros alunos, perfil e e-mail, comunicador instantâneo, atividades colaborativas online, atividades interativas, jogos educativos online, etc.

Sendo membro do portal e-som.net, os estudantes podem se comunicar e expressar as suas experiências, além de publicar suas produções e criações musicais, criar músicas colaborativamente com alunos de outras regiões, acessar uma vasta quantidade de informações sobre música, e executar inúmeras atividades interativas online. Além disso, os alunos e seus pais podem interagir e acompanhar as atividades desenvolvidas, criando, nesse espaço, múltiplas possibilidades para ouvir, criar e trocar experiências nas composições de seus colegas e também de outras turmas. Desta forma, o portal auxilia na motivação de alunos e professores promovendo a socialização entre a comunidade escolar e a família, tornando a escola muito mais interessante e prazerosa no fazer musical.

 

• Portal do Professor – EaD:

(http://www.e-som.net/professores/login/index.php)

Criado no ambiente Moodle, este portal oferece suporte acadêmico e tecnológico, bem como possibilidades de ampliações das temáticas abordadas, onde professores terão a oportunidade de ler, discutir e assimilar conteúdos complementares referentes às suas práticas musicais. O portal do professor conta também com um espaço interativo para os professores sanarem suas dúvidas diretamente com os autores do programa, bem como processar, postar e acompanhar toda produção acadêmica dos demais alunos participantes do programa.

 

• WIKI-e-SOM:

(http://musica.educacaoartistica.net/mw_e_som/index.php/P%C3%A1gina_principal)

A WIKI e-SOM é uma enciclopédia online cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios alunos participantes do programa. Foi desenvolvida no MediaWiki, um pacote de software livre originalmente escrito para a Wikipédia, e é totalmente compatível com o projeto “Wikimedia Commons”, um repositório de multimídia criado e mantido por voluntários.

O nome “Wikimedia Commons” é formado pelas palavras Wikimedia, o projeto que gerencia todos os projetos Wikimedia e a palavra “common” (comum), por ele ser um projeto comum de todos os tipos diferentes de projetos Wikimedia. Assim, ele provê um repositório central para fotografias, diagramas, animações, músicas, textos, vídeos e mídias de todos os tipos sob licença livre (Creative Commons). O WIKI e-SOM pode ser acessado através do portal do aluno e-SOM (www.e-som.net).

Material Gráfico

Para cada ano letivo, foram projetados 1(um) livro de aluno, com atividades e conteúdos pertinentes à sua faixa etária, e 1(um) livro específico para o professor, com fundamentação e explicação minuciosa das atividades propostas. Esses livros foram criados a partir da proposta pedagógica, e orientam na utilização das ferramentas e dos ambientes virtuais que constituem o sistema e-SOM.

 

LIVRO 1 (6º ano) – TECNOLOGIA PARA FAZER MÚSICA

 

O conteúdo deste livro visa o desenvolvimento da discriminação auditiva de instrumentos musicais, elementos como variação de dinâmica, andamento, ritmo, movimento melódico, relação som/silêncio, entre outros. Os alunos irão apreciar as suas obras e de terceiros através de gravações. Durante a apreciação serão trabalhados aspectos como a atitude quando se está em audiência, ouvir em silêncio para que haja compreensão de todos os elementos musicais. Ainda nesta fase, o aluno irá explorar o caráter expressivo da música, mas de forma referencial, associado a cenas, espetáculos e imagens de vídeos da internet.

 

LIVRO 2 (7º ano) – A MÚSICA, SEUS ESPAÇOS E FUNÇÕES

 

O conteúdo do livro 2, orienta os alunos a conseguirem discriminar auditivamente elementos musicais e o caráter expressivo referencial de cenas vivenciadas e/ou imagens. A expressão musical é desenvolvida por meio da análise de características subjetivas pessoais, como sensações de alegria e de tristeza, e a partir dos elementos musicais utilizados. Os alunos deverão ser capazes de analisar criticamente suas obras e de terceiros, reconhecendo os recursos tecnológicos envolvidos na sua produção.

 

LIVRO 3 (8º ano) – MÚSICA, DIVERSIDADE E TRADIÇÃO

 

O conteúdo deste livro foi idealizado para promover a apreciação musical desde uma perspectiva multicultural e geográfica, considerando os elementos musicais e os aspectos estilísticos das obras. Os alunos aprenderão a identificar mudanças no caráter expressivo da música com referência aos parâmetros do som.

 



LIVRO 4 (9º ano) – USE TECNOLOGIA, PRODUZA SUA MÚSICA

 

O conteúdo deste livro objetiva realizar uma análise de músicas do ponto de vista da notação musical, da sua história e contexto, e a relação com as mídias atuais. Neste livro são apresentadas diversas formas de aprender música, bem como as múltiplas formas de notação musical. O uso de partitura e outras representações musicais mais contemporâneas são amplamente utilizadas a fim de reforçar a associação visual e auditiva musical. A análise musical visa enfatizar elementos da notação, da forma, da contextualização histórica e do caráter expressivo. Na parte tecnológica, o universo dos alunos é ampliado para que tenham autonomia na produção musical com a utilização de softwares freewares.

Material Multimídia

 

  • Vídeos tutoriais explicativos.
  • Arquivos de apoio no formato de áudio e MIDI.
  • Banco de repertório online.
  • Atividades interativas online.

>Cada aluno recebe um CD do Aluno com um instalador único de todos os softwares e conteúdo de apoio utilizados durante o ano letivo.

> Cada professor recebe um CD do Aluno e um DVD do Professor, com os vídeos tutoriais explicativos de apoio.

Softwares

Todos os softwares utilizados no programa e-SOM são gratuitos. Trabalhamos com o conceito de WEB 3.0, termo utilizado para descrever a terceira geração da World Wide Web – uma tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais gratuitos. A ideia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários possam se apropriar dessas ferramentas e colaborar para a organização de conteúdo.

Com o sistema de educação musical e-SOM, os computadores se transformam em ferramentas e instrumentos musicais virtuais através da utilização de um conjunto de softwares específicos e aplicativos online oferecidos gratuitamente, transformando o laboratório de informática em um laboratório musical, e permitindo que qualquer aluno com acesso a um computador se aproprie dessas ferramentas. Pianos, baterias eletrônicas, estúdios de gravação, processadores de efeito, e uma infinidade de outros aplicativos, tudo de maneira virtual através do uso de softwares gratuitos.

Vídeo Institucional

Para Saber Mais... www.e-som.net

Blog de Jobert Michel Gaigher

Breve resumo da história da educação musical no Brasil.

Publicado el enero 29, 2013 a las 12:40pm 0 Comentarios

Publiquei um vídeo no YouTube com um trecho de uma apresentação com um breve resumo da história da educação musical no Brasil.

Espero que gostem!

Abs…

Continuar

Por que a educação musical é fundamental na infância?

Publicado el enero 29, 2013 a las 12:37pm 0 Comentarios

A musicalização é um processo cognitivo que contribui para diversos aspectos do desenvolvimento humano: psicomotor, sócio-afetivo e linguístico, dentre outros fatores. 


Com a homologação da Lei nº 11.769/2008, que altera a LDB de 1996, tornando a música conteúdo obrigatório nas escolas brasileiras, se intensificaram as discussões  e debates sobre esse tema. Inúmeros estudos, pesquisas e artigos, comprovam a importância da música no contexto escolar, bem como…
Continuar

Muro de comentarios

¡Tienes que ser miembro de Encuentro Internacional de Educación 2012 - 2013 para agregar comentarios!

  • ¡No hay comentarios todavía!
 
 
 

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2021   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio