FIRJAN inaugura biblioteca com internet na UPP do Morro dos Macacos #ft_eie11

"Unidade de Polícia Pacificadora, conhecida também pela sigla UPP, é um projeto da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro que pretende instituir polícias comunitárias em favelas principalmente na capital do Estado, como forma de desarticular quadrilhas que antes controlavam estes territórios como estados paralelos."

 

Os moradores da UPP do Morro dos Macacos ganharam nesta terça feira, dia 15, biblioteca com acesso à internet, conhecida como Indústria do Conhecimento que integra o programa SESI Cidadania. Além de computadores, o espaço oferecido pelo Sistema FIRJAN dá acesso gratuito em diferentes mídias, como livros, periódicos, revistas em quadrinhos, CDs, DVDs e atividades de leitura, lazer e cidadania. A biblioteca fica na Rua Senador Nabuco, 248, em Vila Isabel, e funciona de terça-feira a sábado, das 10h às 19h. 


Segundo a superintendente do SESI do Rio, Maria Lúcia Telles, a FIRJAN já está planejando as ações sociais para o Complexo do Alemão. “A cada UPP implantada, a FIRJAN está junto, oferecendo os serviços do SESI Cidadania, programa social nas comunidades pacificadas que já prestou mais de 110 mil atendimentos gratuitos”, disse Maria Lúcia. 

A Indústria do Conhecimento é um espaço multimeios sempre instalado em centro urbano de baixa renda. O espaço tem 100 m2 e dispõe de 10 computadores com acesso à internet, sendo um para gestão da unidade; 24 lugares para leitura, pesquisa e estudos; e acervo abrangendo diversas áreas do conhecimento. “Somos uma instituição que forma e a biblioteca contribui com esse nosso objetivo”, ressalta a superintendente do SESI do Rio. 

O programa, lançado em 2006 pelo SESI em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), tem o objetivo de preencher lacunas na promoção do acesso à informação e ao conhecimento, estimulando práticas de leitura e pesquisa. São mais de dois mil títulos à disposição dos usuários. “O lugar é muito legal. Quero vir pra me divertir e aprender coisas novas”, disse Priscila Cristina, de 11 anos, que participou da inauguração junto com outras crianças da comunidade. 

De acordo com o comandante da UPP dos Macacos, Capitão Barreto, a biblioteca complementa o trabalho de segurança. “Esse investimento, que foca a criança e o adolescente, trazendo cultura, ajuda muito a melhorar o futuro da comunidade”, comentou o comandante. 

No Morro dos Macacos o programa tem a parceria do Governo do Estado e da Academia Brasileira de Letras (ABL). Na inauguração, também estava presente o sub-prefeito da Grande Tijuca, Luiz Gustavo Trotta. Além do Morro dos Macacos, a FIRJAN já inaugurou a Indústria do Conhecimento nas comunidades do Andaraí, Cidade de Deus, Dona Marta, Morro Azul, Providência e Formiga. Até o fim do ano a FIRJAN terá dez bibliotecas nas UPPs. As próximas a serem inauguradas serão nas UPPs do Tabajaras, Borel e São Carlos.

Vistas: 195

Comentario

¡Tienes que ser miembro de Encuentro Internacional de Educación 2012 - 2013 para agregar comentarios!

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2021   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio