Oi você que gosta de dizer que a família não comparece à escola e quando vai é pra bater na professora. Tô chegando em casa agora de um round.

 

Fiquei doente, não fui trabalhar então fiquei em casa descans... lavando louça, cozinhando, indo 3 vezes ao mercado. Depois do almoço, fui resolver mais uma "pendência": Filhote (Fundamental II, 6º ano) tem aula de informática à tarde, no contra-turno. É opcional, não tem diário de classe nem avaliação. Logo, os alunos não aparecem. A minha filha vai, mas chega em casa sem uma anotação, sem um dever de casa, não tem nada pra me mostrar, pouco pra contar. Às vezes a professora nem aparece. Eu fui lá questionar sobre o aproveitamento do tempo. Eu não estou mandando minha filha pra passar 50 minutos jogando paciência no pc. Quando a professora disse que eles produzem textos, trabalham com figuras, que estava tudo salvo no computador dela, perguntou se eu queria ver, eu disse que o material devia estar num blog, ou no google docs. Poderia mesmo estar aberto para a edição dos outros alunos, o que dispensaria a presença física deles. Fui me meter a falar de sites de trabalho colaborativo e ouvi que isso é conteúdo disciplinar do segundo grau técnico de informática.

 

Pedi pra acompanhar a aula e fui informada de que não seria possível, eu tinha que ter agendado. A professora disse que levaria minhas propostas à coordenação e até perguntou se eu preferia levar minha filha - a única aluna presente - de volta pra casa para estudar para a prova de espanhol, que é amanhã!

 

A minha preocupação é o desperdício de tempo e recursos. Uma professora, duas ou 3 alunas no máximo, computadores com internet e 50 minutos gastos escrevendo textos. Se fosse na aula de redação eu acharia ótimo. Se é na aula de informática, eu disse à professora que preferia que ela estivesse fazendo um tumblr.

 

Gente, traquilidade, eu não bati na professora, viu? Ela perguntou se eu não queria falar com a coordenadora, eu não quis não. Ia falar o quê com a criatura, pra ela agendar minha próxima amidalite pra daqui a duas semanas? Assuntos de aprendizagem de minha Filha, eu falo com os professores.

 

A única professora que trabalha com Tecnologia na educação é a de informática. Para os outros isso é ficção científica. não é totalmente desconhecido, porque sempre que pedem uma pesquisa eles avisam que não querem nada da Wikipedia. A maioria exige trabalho manuscrito.

 

Só pra situar os colegas dos debates, trata-se de uma escola particular que atende a classes c e d. A maioria dos coleguinhas de classe tem computador e internet em casa, mas o uso costuma ser proibido pelos pais de segunda a sexta e liberado para recreação aos fins de semana. Eu libero 2 horas por dia e tenho acesso ao relatório de atividades.

Vistas: 67

Comentario

¡Tienes que ser miembro de Encuentro Internacional de Educación 2012 - 2013 para agregar comentarios!

Comentario de Aline Rodrigues el septiembre 23, 2011 a las 9:50pm
Mas mesmo a aula de informática "pura" está deixando a desejar.
Comentario de Aline Kelly el septiembre 22, 2011 a las 10:55pm
Ainda há uma grande dificuldade nas escolas de usar a tecnologia de uma forma transversal e não como uma aula de informática

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2021   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio