Pensava-se que os emails simplesmente cumpriam as funções de Correio Eletrônico, e que só substituíam as correspondências formais, antes postadas no Correio convencional, mas hoje sabe-se que a humanidade descobriu outras formas de utilizá-lo, inclusive no meio acadêmico.

                         Trabalhando em cursos EAD, pude observar a necessidade de uma comunicação mais atuante com os alunos, e logo alguém teve idéia de criar o email da sala, e isto era o canal de comunicação que os próprios alunos começaram  acessar para rapidamente receberem informações dos conteúdos pedagógicos e tirar as dúvidas  sobre os conteúdos que mais tarde vinham a sentir alguma dúvida.

                         Esses alunos, dos cursos de graduação e pós-graduação, perceberam que através do email, poderiam realizar um curso EAD, mais rico didaticamente,  e ao mesmo tempo sentiam-se mais presentes, porque criavam elos, inclusive com o docente, que muitas vezes só viam um vez, durante o período de um ano.

                         Usando a mesma técnica nos cursos de graduação regulares, pude observar que o email, era um excelente auxiliar na orientações de TCC, criou-se o email da sala, o email dos grupos, por assuntos do TCC, e todos ao mesmo tempo ficavam sabendo as atualizações dos conteúdos, as últimas pesquisas do colega, e as minhas observações e correções, paralelamente, os próprios colegas também iam se incumbindo da leitura e da correção.

                         É um trabalho  interativo, onde todos recebem as contribuições  ao mesmo tempo , como os capítulos são divididos  entre eles, ninguém fica sem saber o conteúdo que o outro está desenvolvendo, desta forma todos participam da criação e da elaboração do  material direta e indiretamente.

                         É um trabalho que requer dedicação, dinamismo e exige sua presença atuante no processo, porque assim como cobramos, os alunos também cobram a partir do momento que colocam sua dúvidas, anseios e conteúdos  para análise e posteriores orientações.

                         Percebi que esta forma de trabalho faz a diferença, quando o assunto é atividade coletiva ou em   grupo, por estabelecer um elo maior com a turma e  transformar aquelas poucas aulas, em um período produtivo que ultrapassa os limites da sala de aula, onde as fronteiras respondem por um produto de qualidade.

 

Irene Fonseca

  • (imagem: email.jpg)

Vistas: 63

Comentario

¡Tienes que ser miembro de Encuentro Internacional de Educación 2012 - 2013 para agregar comentarios!

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2020   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio