Este foi o tema do primeiro painel na Campus Party 2011 com a participação de EducaRede, um programa da Fundação Telefônica, que propunha uma discussão sobre o fato de a internet ser uma fonte rica de socialização do conhecimento minimizando a participação do professor como principal provedor das informações na sala de aula

Esta realidade está afetando a sala de aula?

Está afetando o sistema de ensino?

Estas foram as interrogações iniciais que deveriam ser debatidas no decorrer do encontro por:

Priscila Gonsales – Jornalista com mestrado pela Pontifícia Universidade de Salamanca, na Espanha, é responsável pela coordenação do Programa EducaRede Brasil.

Sam Shiraishi – Jornalista em mídia social com foco na coordenação de trabalhos em redes sociais para várias empresas.

Reinaldo Pamponet – Presidente do Instituto Eletrocooperativa, organização que trabalha com inclusão digital por meio da conexão entre música e tecnologia.

Fernando ‘Tucano’ Russel – Professor da Universidade Católica de Santos, também é colaborador do site Jovem Nerd e escreve contos para a web.

Moderador: Luiz Algarra – É consultor organizacional em processos de aprendizagem informal, construção coletiva de inovação e ativação redes sociais. Além disso realiza palestras, encontros e conversações sobre estes temas.

Logo na abertura o moderador Luiz Algarra propôs que cada um da plateia cumprimentasse o colega que estava sentado ao seu lado. Em seguida deveria trocar informações e experiências sobre o tema em pauta. Foi estipulado15 minutos para esta partilha. Após a finalização do tempo o Moderador pediu para que as pessoas da plateia trocassem de lugar procurando sentar bem longe do lugar de origem e que partilhasse as informações obtidas para o colega, de preferência, que não fosse seu conhecido.

Nesta interação acabei ouvindo uma mãe que afirmou se sentir muito comprometida com a educação do filho participando ativamente tanto proporcionando condições de acesso às informações através da web quanto sendo parceira da escola. Me disse que hoje há muitas formas de ter acesso ao conhecimento e que o professor hoje é muito mais um mediador mostrando os caminhos que o aluno pode trilhar usando estas informações.

O que acham de continuarmos este papo por aqui?

Dê a sua opinião. Responda as perguntas acima e vamos deixar registrado aqui qual a ótica de vocês neste tema

Vistas: 79

Comentario

¡Tienes que ser miembro de Encuentro Internacional de Educación 2012 - 2013 para agregar comentarios!

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2020   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio