Quando se fala em serviços web, as preocupações imediatas são sobre segurança e disponibilidade dos dados. Depositar todas os seus recursos em um serviço web é muito prático, pois nos dá acesso a elas em qualquer dispositivo, incluindo os celulares. A questão da segurança é mais delicada, e conheço pessoas que simplesmente abrem mão de qualquer serviço web (incluindo a rede bancária) por não ter controle sobre a segurança dos dados.

 

Quando o foco é a utilização de serviços web para os estudos, a disponibilidade é crucial. Imagine perder o acesso aos emails, agendas ou anotações dias antes de uma prova? Ou pior, no exato minuto em que se precisa acessar os dados e o site se encontra em manutenção?

 

Na hora de escolher um serviço web, temos que levar em conta os recursos oferecidos, se eses recursos atendem às necessidades das pessoas envolvidas e se será assimilado por essas pessoas. Eu já passei da fase de testar mil sites e enviar convite para minha Filha e amigos, só para vê-los ignorar solenemente. 

 

Então você encontra um serviço simples, testa, julga adequado para os estudantes, convida-os, ensina o uso, usa também. Venceu a pior fase, a da resistência e a da curva de aprendizado. Sossego!

 

Até o dia em que o serviço fecha. Ou então é totalmente redesenhado. Pegue seus esforços de catequização, sua curva de aprendizado, sua zona de conforto e atire na lata de lixo.

 

Trabalhar com serviços e ferramentas web 2.0 significa estar preparado para eventualmente "ter o tapete puxado". Faz parte. A gente perde a confiança no serviço, ou então é colocado pra fora, e tem que recomeçar.

 

trabalhar com os serviços web é também um exercício de flexibilidade e desapego...

 

Este post foi inspirado pelo Novo Delicious. Até anteontem, o delicious era o melhor site de bookmarking social, um lugar para fazer curadoria de links e organização de pesquisas. Ontem, ele foi relançado com novo desenho e se presta, basicamente... para nada.

Vistas: 50

Comentario

¡Tienes que ser miembro de Encuentro Internacional de Educación 2012 - 2013 para agregar comentarios!

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2021   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio