TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

 

 

Os meios como: Livros, rádios, jornais, impressos e mesmo a televisão são meios que permitem ao usuário receber informações, mas não lhe possibilitam a interação com o veículo de informação. Tecnologias digitais permitem armazenar (Pen Drives, CD, DVD), processar (MP3, MP4, data show) e transmitir grandes quantidades de informação(Internet). A novidade reside na natureza dos novos suportes e na utilização conjunta de programas multimídia.

Nos dias de hoje os diferentes usos dessas tecnologias se confundem e passam a ser característicos das Tecnologias de Informação e de Comunicação, que mudam os padrões de trabalho, do lazer, da educação, do tempo, da saúde e da indústria. Cria-se, assim, uma nova sociedade e novas atmosferas de trabalho – cibercultura e novos ambientes de aprendizagem e de ações coletivas. Dando mais um passo adiante, podemos dizer ainda que as Tecnologias de Comunicação e as Tecnologias de Informação são interfaces do processo de ensino e aprendizagem.

 

1. A escola e as tecnologias de informação e comunicação

 

Ao fazer uso das tecnologias de informação e comunicação, é necessário que os professores tenham clareza de como explorar corretamente os recursos tecnológicos e qual é mais eficiente para desenvolver determinadas atividades, pois as tecnologias são umas poderosas interfaces e precisam ser aplicadas, considerando cada situação em particular.

Hoje em dia as tecnologias estão ao alcance tanto das crianças como dos adolescentes do Ensino Médio que aprendem a manipular as mesmas direta ou indiretamente, independente de classe social. O acesso a estes meios esta se tornando cada vez mais fácil, pois vivemos em uma sociedade informatizada e temos necessidades de utilizar esses recursos para realizar algumas tarefas do dia-a-dia.

 

As tecnologias de informação e comunicação são pontes que abrem a sala de aula para o mundo, que representam e mediam o nosso conhecimento do mundo. São diferentes formas de representação da realidade, de forma mais abstrata ou concreta, mais estática ou dinâmica, mais linear ou paralela, mas todas elas, combinadas, integradas, possibilitam uma melhor apreensão da realidade e o desenvolvimento de todas as potencialidades do educando, dos diferentes tipos de inteligência, habilidades e atitudes (MORAN, 2006, p. 2)*.

2.Ambientes baseados na internet – Blogs

 

Com a difusão da Internet pelo mundo e a possibilidade de comunicação que ela proporciona, cresceu o interesse das pessoas em deter seu próprio espaço na web. Contudo, para construir um site e publicá-lo era necessário ter certo conhecimento técnico.

O blog é uma das ferramentas de comunicação mais populares da Internet. O administrador de um blog é chamado de blogueiro. Uma das características dos blogs é a freqüência de atualização. Alguns são atualizados diariamente, outros semanalmente, mensalmente e, em algumas ocasiões, até várias vezes por dia. Cada atualização ou publicação no blog é chamada de post (postagem).Devida a sua estrutura, os blogs administrados por uma unidade escolar poderm se tornar uma estratégia pedagógica valiosa para seu uso educativo numa perspectiva ao combate as drogas. Sobre elas faremos algumas considerações a seguir.

 

3. Blogs: um espaço de debate, trocas e colaboração.

 

Aqui a ideia é dispor entre os diferentes grupos de uma turma, ou entre diferentes turmas de uma ou mais escolas um debate sobre uma determinada situação problema. Este tipo de atividade tem grande potencial educativo, pois, além de desenvolver competências de pesquisa de informação e de domínio da comunicação escrita, pode contribuir para o desenvolvimento de uma

“Na era do conhecimento, não reconhecer o outro indivíduo em sua inteligência é negar-lhe a verdadeira identidade social. E isto é muito perigoso é onde pode surgir a violência. Em contrapartida, quando valorizamos o outro de acordo com o leque variado de seus saberes, permitimos que se identifique de um modo novo e positivo, contribuímos para mobilizá-lo, para desenvolver nele sentimentos de reconhecimento.”  (LÉVY  1999)

 

3. Blogs como espaço de integração.

 

Sob o espaço de integração assinalo duas distintas utilizações. A primeira seria onde cada vez mais a população estudantil é culturalmente diversificada. Na construção de um blog coletivo, todos são chamados a colaborar apresentando as suas perspectivas, experiências e realidades culturais onde a promoção da compreensão mútua seria um facilitador da integração dos alunos.

A segunda, nós podemos considerar o cenário onde o aluno se encontra afastado da escola por um período prolongado, por razões de doenças ou por outros fatores alheios a sua vontade. A participação na dinamização de um blog da turma a que pertence pode ser um bom fator de contribuição para assegurar a existência de um sentimento de integração na turma.

 

.4-.Blogs como espaço de disponibilização de informação por parte do professor.

 

Neste espaço, é o próprio professor e toda equipe escolar que cria e dinamiza um blog no qual disponibiliza informação que considera de importância para os seus alunos. O professor deve manter atualizado o blog disponibilizando materiais acompanhados em suas aulas quando o caso como pequenos textos e comentários pessoais, estabelecendo ligações a sites importantes e referenciar notícias da atualidade que se relacionem com conteúdos abordados nas aulas, etc.

______________________

 ¹MORAN, JOSÉ MANUEL (2002). Ensino e Aprendizagem Inovadores com

Tecnologia.a href="http://www.eca.usp.br/prof/moran/%3E">http://www.eca.usp.br/prof/moran/>; (acessado em 19/ 2012).

personalidade de maior tolerância e abertura a pontos de vista diferentes conforme nos mostra Lévy (1999, p. 30)*:

 ²Lévy, P.(1999). Cibercultura. São Paulo. Ed 34

 Artigo do Professor Rogério ( CEAC- Matemática)

 

 

 


Vistas: 56

Comentario

¡Tienes que ser miembro de Encuentro Internacional de Educación 2012 - 2013 para agregar comentarios!

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2020   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio