Originalmente publicado no Blog Cantinho de Estudos, em 26/07/2010.

 

      Carolina fica aborrecida quando tem que reescrever. Infelizmente, produzir um texto é um processo com várias etapas, o rascunho é importantíssimo e muitas vezes são necessárias algumas versões até o texto definitivo. Por isso, eu e Carolina estamos usando o Google Docs, pois reescreer na tela é bem mais simples.

      Eu gosto descrever a mão. Gosto de escrever meus rascunhos no papel. Para não ter que copiar versões do texto 4, 5, 6 vezes, eu adoto técnicas de escrita, que me permitem revisar o texto enquanto escrevo. A técnica, basicamente, consiste em verificar a cada frase se as perguntinhas estão sendo respondidas. Se eu conto uma história que aconteceu comigo, meu texto tem que estar em 1ª pessoa e os verbos, no passado. Então, enquanto escrevo, verifico se estou escrevendo no tempo e na pessoa corretos. Se conto uma história, tenho que responder "o quê? quem? quando? onde? como? por quê?".

 

      Nessa figura, "printada" (ui) do Google docs, pode-se ver à direita um quadrinho com as orientações para a autora do texto. Isso é bom, porque ela pode se guiar enquanto escreve, e talvez tenha que revisar o texto menos vezes (a conferir...). Mas isso também é ruim, porque as orientações, a técnica, as perguntinhas, devem estar na cabeça da autora. Ou, melhor ainda, na ponta dos dedos.

 

      Isso não é nenhuma novidade. As orientações para produção de texto estão no material didático: livro e anotações no caderno. Estão em documentos na web. E sua mãe as repete diariamente. Então, talvez não seja ruim colocá-las na tela, ao lado do texto. É só mais uma opção para as crianças que estudam no computador.

 

      Mas só vai dar certo quando a técnica for assimildada e adaptada pela autora. No caso, carolina, eu e o caro leitor que está interessado em escrever textos legais!

 

Vistas: 163

Comentario

¡Tienes que ser miembro de Encuentro Internacional de Educación 2012 - 2013 para agregar comentarios!

Comentario de Samantha Shiraishi el septiembre 30, 2011 a las 10:30pm

Muito bom seu post!
Sou defensora incondicional do trabalho na nuvem, considero-o sustentável por diversas razões. E já estimulei muito meu filho a usar esta estratégia para os trabalhos em equipe, repetindo o que eu faço aqui na empresa com os funcionários. 

(contei de um trabalho do meu filho feito no Google Docs aqui http://www.samshiraishi.com/a-mescla-de-novo-e-velho-jeito-de-estudar/)

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2021   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio