Como tornar a tecnologia parte do cotidiano da sala de aula?

Contar com computadores e outros dispositivos tecnológicos é o suficiente?

Qual a atuação ou qual deve ser a atuação dos governos e da gestão escolar para a integração das TIC na escola?

Vistas: 1770

Respuestas a esta discusión

Olá a todos! Este fórum está aberto para debatermos questões importantíssimas da atualidade do mundo educativo.

Muito temos falado por aqui sobre integração das TIC nas escolas como fator primordial para a inovação educativa. Mas quanto se tem avaliado desse processo? Existem indicadores para avaliarmos o impacto dessas tecnologias nas escolas? Qual o uso que tem sido feito de fato?

O infográfico que aqui se apresenta, informa sobre uma proposta de avaliação a ser feita nas escolas, que pode nos responder as questões acima. 

Professores, em suas escolas, há alguma avaliação sobre essa integração das tecnologias? O que acham da proposta que aqui se apresenta? Nos contem um pouco aqui neste fórum. Participem!

Hola a todos! Este foro está abierto para que debatamos cuestiones muy importantes de la actualidad del mundo educacioanal.

Se habla mucho en integración de las TIC a la escuela como fator fundamental para la innovación. Pero cuanto hemos evaluado de ese proceso? Existen indicadores para evaluar el impacto de las tecnologias en las escuelas? Cual es el uso que se hace de esos equipos?

El infográfico que se presenta en esta actividad, informa sobre una propuesta de evaluación que puede ser hecha en las escuelas con la posibilidad de responder a esas cuestiones.

Profesores, en sus centros, hay algun tipo de evaluación sobre la integración de las tecnologias? Que les parece esa propuesta que se presenta en el infográfico? Cuentennos un poco en ese foro. Participen!

Renata bom dia!

É o primeiro  momento que penso em aplicar a proposta de avaliação na escola privada.  Na escola que atuo não existe avalição sobre integração das tecnologias.

Um dos maiores desafios que observo é "o como" integrar a TIC no currículo. Penso ainda, que os equipamentos por si só não facilitam a integração, é necessário discutir e refletir sobre a concepção de educação, educação que queremos e registrar tudo no projeto pedagógica da escola.

Seguimos conversando!

Abraços,

Débora M.

Olá, Débora,

 

De fato, há uma grande diferença entre integrar as TIC na escola somente pensando nas ferramentas em si ou pensando de uma maneira mais abrangente, que agregue valor ao currículo e a metodologia de ensino e aprendizagem.

 

Essa proposta pode ser muito interessante para ser aplicada tanto em escolas públicas, quanto particulares. Você viu o material na íntegra? Vale a pena conhecer!

http://fundacaotelefonica.org.br/uploads/Integracao_TIC_05_fev_2012...

 

Que tal propor uma avaliação em sua escola?

 

Abraços e seguimos conversando

As tecnologias já fazem parte da sala de aula há muito. Pensemos no Giz. Em sua época o giz também foi uma invenção importante. Avançamos graças a Deus ( e adeus às alergias e rinites) para outros dispositivos eletronicos. Quem nao se lembra do mimeografo. De fácil utilização não necessitavam de capacitação pois intuitivamente os professores o usavam de forma adequada. Chegamos entao aos desktops e agora, aos tablets. Ao meu ver, o tablet pode revolucionar a utilizaçao das tics em sala de aula. Para isso, capacitação, boas máquinas. Os cursos de Pedagogia deviam ter sua grade alterada para as novas formas de ensinar hoje em dia. 

Evidentemente que tablets devem ser fornecidos pelos governos, mas só ele não basta. É preciso mudar o modo de se ver, sentir, identificar a educação. 

Infelizmente, o que vejo , ainda são aulas do seculo XIX e XX, maquiadas com o uso dos computadores.

Abraços

Perfeito Idelta! Também observo "mais do mesmo".

A integração das TIC na educação caminha com o entendimento da concepção de educação e o quanto as mudanças acontecem na sociedade.

bj

Idelta, boa noite! 

Concordo com você que ainda vemos o uso das TIC na maioria dos casos com metodologias tradicionais, mas vale a pena também conhecer experiências de sucesso com uso dessas ferramentas.

Essa proposta apresentada no infográfico vem justamente para pensar em indicadores para avaliar o impacto e o uso que se está fazendo das tecnologias nas escolas.

Na sua opinião, o que falta para termos um salto educacional com uso das tecnologias?

Um grande abraço

Ola Renata e participantes,

acho que o desenvolvimento de alguns itens poderiam contribuir:

1. politicas publicas 

1.1 quanto a formação tecnologica dos professores assim como formação pedagógica adequada a nova realidade do cenário de aprendizagem ( principalmente no que se refere a formação inicial de professores)

1.2 currículo 

1.3 fomentar a credibilidade da EAD

Para que seja possivel implementar as TICs é preciso fundamentalmente descentralizar o ensino da figura do professor. Há grandes esforços relativos a essa questão mas , infelizmente, a compreensão desse fenômeno essencial ainda não foi alcançado. Não é simplesmente compreender a teoria, é praticá-la. Para tal, é necessário perceber por exemplo que descentralizar o ensino da figura do professor não o exime, de forma alguma, do sentido real da avaliação.

Falta ainda, ao meu ver, um grandeeeee esforço na construção de parâmetros que utilizem bases reais, pois em não o fazendo, as consequencias são as que hoje temos no Brasil, teoria apartada da prática. Politicas educacionais sao assim fundamentais.

O que compreendo é que é necessário tempo para todas essas transformações e o tempo, é agora.

A integração da Tecnologia na sala de aula passa  a meu ver primeiramente pela  seleridade e  capacidade do docente em estar na mesma condiçao de aportar, demosnrar e interagir com seus alunos neste sentido.

Precisamos de uma melhor formaçao para dar   vida a este recurso do qual já nao se pode  fugir.

Não é mesmo Renata.

Ola conheces a avaliação autêntica?

Hola Renata, hola a participantes! 

 

  Como tornar a tecnologia parte do cotidiano da sala de aula?

  Estoy de acuerdo con Idelta Bianca, de que la tecnología es parte de lo cotidiano en el aula desde hace mucho. Podemos mencionar, también, que la misma aula es una tecnología educativa. 

Pero claro, que en este encuentro no se trata de las tecnologías en general.

Creo que algo se puede volver cotidiano, cuando se accede, se supera la etapa mística y la del mercadeo, y se socializa con sus mejores utilidades.

Además, tienen que tener un buen funcionamiento. Fíjense en este congreso, que me parece muy valioso, por eso estoy aquí. Pero para ver un video entero, puede llevarme toda la tarde, como me ocurrió ayer. En el aula esto no se sostiene. Porque como bien decían ayer, a un banco "se le cae el servidor" y deja de atender... mi reflexión fue "menos mal que las escuelas no están totalmente informatizadas". ¿sería bueno que lo estén en este estado de situación? .

En mi provincia construyeron una torre - para captar la señal-  en la cancha de deportes de la escuela. Se quedaron sin espacio para practicar deporte y la antena no funciona (más de un año). 

 Entonces, después que funcionen los aparatos, podemos pensar en las otras personas, por ejemplo los gobernantes y las intervinientes en el sistema educativo manteniendo activa la investigación - capacitación – aplicación. Mientras tanto seguiremos pensando detenidamente  sobre el empleo y la incorporación pedagógica de los recursos disponibles. Innovando más en relación a las tecnologías sociales, e incorporando las herramientas de las Tic´s en tanto funcionalidad. 

Ola Nelida e participantes

parece-me que as tentativas de implementar as tics na educação , em sua grande maioria, partem da intuição dos professores. Estamos meio cegos no que se refere a procedimentos, avaliação, formas de utilização dos mais variados meios comunicacionais hoje existentes ( chats, blogs, twitter, facebook, moodle), de forma que o que chega a escola , chega através das tentativas de alguns professores em atualizar a sua forma de ensinar. 

Eventos como esse que estamos a participar, socializam as ideias, promovem esclarecimentos, fornecem elementos para maior lucidez no que se refere as tecnologias em ambiente educacional. Entretanto, ainda falta para todos nós, uma estrutura, um sistema, uma linha mestra de atuação que envolva a todos os profissionais da educação.

RSS

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2022   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio