O celular como recurso educacional.

No marco da grande questão que norteia o Encontro Internacional de Educação – Como deveria ser a educação do século XXI –, a tecnologia representa um papel fundamental para a qualidade e a inovação educativa. Pensando nisso, preparamos um vídeo sobre a integração dos dispositivos móveis nos processos de ensino aprendizagem, que apresenta uma entrevista com Aluísio Ribeiro Amaral Cavalcante e o projeto “Telinha na Escola”.


Aluísio é coordenador dos projetos “Telinha de Cinema” e “Telinha na Escola”, desenvolvidos pela Casa da Árvore Projetos Sociais, organização da qual é presidente.


O objetivo do “Telinha na Escola” é estimular, entre as redes públicas de ensino do Brasil, a apropriação pedagógica de processos de produção de arte mediados por tecnologias de informação, comunicação e mobilidade. Concebido pela ONG Casa da Árvore Projeto Sociais, a iniciativa vem sendo realizada desde 2009 com o patrocínio da Fundação Telefônica Ι Vivo e a parceria com a Secretaria Estadual de Educação de Rondônia e a Secretaria Municipal de Educação de Recife, e já atende a 13 escolas. O projeto está organizado a partir da realização de oficinas de vídeo de bolso e dos princípios da educomunicação, dentre eles: desenvolvimento processos colaborativos de produção de conteúdo multimídia associado ao currículo; estímulo à autoria e a participação efetiva do aluno, com sua experiência; desenvolvimento de habilidades e competência na construção de seu itinerário formativo; ressignificação da relação professor aluno / conhecimento; práticas interativas; articulação das conexões sociais. Todo esse processo se concretiza mediante a utilização da metodologia desenvolvida pela Casa da Árvore Projetos Sociais. A formação está organizada em quatro eixos, a saber: Linguagem; Vídeo e Realidade; Vídeo e Ficção; e Mostra de Vídeo de Bolso.

Para anteciparmos o debate seguem algumas questões: Como aproveitar o repertório audiovisual que geramos no dia a dia para recriar de maneira criativa as relações de ensino e aprendizagem dentro e fora da escola? Quais os riscos e as oportunidades advindas do uso do celular como recurso educativo? Em muitas escolas, além de despertar receio em parte da comunidade educativa, o uso desse dispositivo é proibido, como lidar com esse aspecto? Convidamos você, aluno, professor, pai, pedagogo, especialista da comunidade educativa e de outras áreas do saber, para participar e fomentar as discussões

 

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2022   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio