¿Cuáles son las principales habilidades de un líder?

¿Qué sabe sobre Sentido de Autoeficacia? ¿Y sobre Sentido de Eficacia Colectiva?

¿Qué cambios en las escuelas sucedieron de forma muy exitosa? ¿Conoce algún caso de éxito?

Liderança: Dom inato ou Competência?

Quais são as principais habilidades de um líder?

O que você sabe sobre Sentido de Autoeficácia? E sobre Sentido de Eficácia Coletiva?

Que mudanças de sucesso aconteceram nas escolas? Você conhece algum caso desses?

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Respuestas a esta discusión

Ola  meu nome é Ana Silvia,  sou brasileira moro em São Paulo, e trabalho com a  formação de professores. Tenho participado dos debates da Fundação Telefônica que acredito nos ajudar muito na reflexão dos problemas que enfrentamos nos centros educativos. Discutir um conceito de liderança que ditasse um padrão de comportamento a seguir, não nos parece mais cabível.  Um líder, hoje, é alguém que consegue diagnosticar, radiografar as demandas necessárias para a sua comunidade escolar e agir de uma maneira flexível e democrática. Por este motivo volto a questão do debate que propõem desenvolver competências que os ajude a alcançar este objetivo. Penso que é neste desenvolvimento que podemos conseguir resultados mais positivos

 

Olá, caros colegas!

Obrigada, Ana Silvia, por trazer suas contribuições para o nosso fórum.

Concordo com vc quando afirma:

"Discutir um conceito de liderança que ditasse um padrão de comportamento a seguir, não nos parece mais cabível".

Este não deve ser o objetivo de um fórum de discussão. Tentamos, sim, partilhar os conhecimentos e experiências adquiridas a fim de sermos capazes de vencer o "abismo" provocado pela comunicação deficiente existente dentro das instituições educativas. As pesquisas nos ajudam a conhecer e a compreender a realidade que nos rodeia. Numa pesquisa que realizei em 2007 no Ensino Secundário (Ensino Médio no Brasil) em Portugal, os resultados alcançados indicaram:

" (...) altos níveis de auto-eficácia [dos professores] em relação à prática da liderança em sala de aula e níveis médios em relação à prática da liderança entre os professores. (…) Em todas as questões propostas, os níveis de conhecimento teórico se revelaram muito baixos e a auto-eficácia dos professores é percebida como mais elevada do que a eficácia dos demais professores".

_______________________________________________________________________________________

No fórum do dia 4 de Fevereiro, mediado pelo Professor Julián López-Yáñez, partilhei alguns resultados desta  mesma pesquisa que apresentam a visão dos professoras sobre as "barreiras à realização de mudanças" nas escolas. Veja a seguir:

Fiquei surpresa em verificar que as “mudanças tecnológicas” não significam os maiores desafios e que a “falta de cooperação e espírito de equipe” significam os maiores problemas para professores. O professor Julián Lopes-Yañes gentilmente respondeu-me informando que encontrou resultados similares na Espanha:

Gracias Elizabeth y a los demás participantes. Te dejo un enlace a un monográfico de la revista profesorado que coordiné. En particular hay dos artículos sobre una investigación que realizaron un grupo de mis colegas, los cuales llegan a resultados similares. El título de ambos artículos comienza "Innovación educativa en España..."

Recomendo a leitura do artigo do Professor Julián pois apresenta casos reais de escolas que implementaram mudanças acentuadas e as diversas estratégias utilizadas pelos seus líderes.

“Liderazgo para Sostener Processos de Innovación em la Escuela

VOL. 14, Nº 1 (2010)

http://www.ugr.es/~recfpro/rev141ART4.pdf

__________________________________________________________

Para concluir, venho partilhar a opinião dos mesmos professores sobre a comunicação na escola. Os resultados indicam que há necessidade de se desenvolver a competência da liderança entre os professores, para que o espírito de equipe possa promover o trabalho coletivo. Os professores foram questionados:

Em que medida se sente capaz de:

Os resultados indicaram que os professores se comunicam melhor com “os encarregados de educação”, com os “dirigentes” e com os “demais funcionários da escola” do que entre si. Por que será?

Seria muito interessante se pudéssemos aplicar o mesmo questionário aí no Brasil, não acha?

Seguimos em frente com nossos estudos pois, conforme vocês referiu: " Um líder, hoje, é alguém que consegue diagnosticar, radiografar as demandas necessárias para a sua comunidade escolar e agir de uma maneira flexível e democrática.

Saludos!

Elizabeth Schau

Buenos días! Nos gustaría invitar a todos a seguir con las reflexiones sobre las nuevas tecnologías en educación y intercambiar opiniones y ideas sobre ese tema en el debate en vivo con Jesús Fernández-Cid y Julio Megía, hoy a las 17h (España) / 14h Brasil. En esa actividad conoceremos uno de los ejemplos más innovadores de inclusión de tecnología en el aula. Realizamos el seguimiento de la implantación de Arduino en las aulas de Castilla-La Mancha, evaluando los resultados obtenidos por los docentes que han experimentado con esta herramienta. Te animamos a conocer en profundidad una de las iniciativas que nos abre las puertas hacia el cambio educativo.

 

Hoy, a las 17h (España) / 14h Brasil. Debate en vivo con Jesús Fernández-Cid y Julio Megía sobre el Proyecto Arduino.

--

Bom dia! Gostaríamos de convidar a todos para continuar com as reflexões sobre as novas tecnologías na educação e intercambiar opiniões e idéias sobre esse assunto no debate ao vivo com Jesús Fernández-Cid e Julio Megía, hoje às 17h (España) / 14h Brasil (horário de Brasília). Nessa atividade conheceremos um dos exemplos mais inovadores da inclusão de tecnologia na sala de aula. Realizaremos o acompanhamento da implantação do Arduino nas salas de aula de Castilla-La Mancha, avaliando os resultados obtidos pelos docentes que experimentarem essa ferramenta. Lhe convidadamos a conhecer com profundidade uma das iniciativas que nos abre as portas rumo à mudança educativa.

 

Hoje, às 17h (España) / 14h Brasil (horário de Brasília). Debate ao vivo com Jesús Fernández-Cid e Julio Megía sobre o Projeto Arduino.

Pensando en las características que debe  tener un líder podría concretar las siguientes:

1. Inteligente.

2. Respetuoso.

3. Con capacidad de escucha,

4. Capacidad para orientar y trabajar en grupo.

5. Creativo.

6. Disciplinado para el trabajo.

7. Con conocimientos y manejo de estrategias,

8. Capacidad de generar empatía.

Nuestra escuela Institución Educativa Distrital Laura Vicuña de Santa Marta, Colombia ha iniciado un proceso de certificación bajo el modelo E.F.Q.M para lograr la mejora continua en las cuatro gestiones; La directiva y el horizonte institucional, la académica. administrativa y financiera y la gestión comunitaria. Para lograrlo se cuenta con un grupo de quince líderes y una líder de líderes. Se partió de una autoevalución institucional donde se focalizaron siete áreas de mejora que debieron ser intervenidas para superar las debilidades, En este momento tenemos la CERTIFICACION EN EL NIVEL DE ACCESO.

Nós preparamos para acceder al segundo nivel.

Considero que vamos teniendo éxitos porque hemos podido repensar y resignificar la escuela y todos los procesos que allí se desarrollan y somos la primera institución oficial que  decidió certificar sus procesos para mejorar en todo sentido, especialmente en lo académico donde radica lo misional de la institución

Bom dia, caros COLEGAS!

Obrigada, Hermelinda, por compartilhar sua experiência tão POSITIVA e INSPIRADORA conosco. Estou encantada com o que li. Visitei o site da E.F.Q.M. pois não conhecia. RECOMENDO a todos que façam o mesmo pois é muito interessante. O conceito:

History
EFQM, formerly known as the European Foundation for Quality Management, goes back more than 20 years ago, when 14 CEOs joined forces in 1988 to develop a Management tool that would increase the competitiveness of European organisations. Supported by the European Commission in the European Quality Promotion Policy, the founding members created the EFQM Excellence Model. The EFQM Founding Members are: AB Electrolux, British Telecommunications plc, Bull, Ciba-Geigy AG, C. Olivetti & C. SpA, Dassault Aviation, Fiat Auto SpA, KLM, Nestlé, Philips, Renault, Robert Bosch, Sulzer AG, Volkswagen.

Our Vision & Our Mission
V: A world where European organisations are recognised as the benchmark for sustainable economic growth.
M: To energise leaders who want to learn, share and innovate using the EFQM Excellence Model as a common framework.

Parabéns, Hermelinda, a você e à sua escola! Traga mais informações a respeito pois, como todos sabemos,

O PRINCIPAL OBJETIVO DE UM FORUM É A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO

ou, como refere a E.F.Q.M.:

We at EFQM, (...), aim to share what works

Grande abraço a todos!

Gracias Elizabeth por su respuesta. Reciba Un abrazo desde Santa Marta, Colombia con sabor a brisa y a mar.Son estudiantes del colegio

 

4º DIA 14-02-2013

CONCLUSÕES DO QUESTIONAMENTO INICIAL

 

“A Liderança é um Dom Inato ou uma

Competência em Desenvolvimento”?

 

Agradeço as contribuições, experiências e reflexões compartilhadas nesta Primeira Etapa do Fórum “Como Liderar Mudanças nos Centros Educativos no Século XXI”? Segue um resumo das participações. Complementem se necessário:

 

A

A maior parte dos colegas percebe a Liderança como um DOM INATO COM NECESSIDADE DE DESENVOLVIMENTO, ou seja, possuímos qualidades, características e potencialidades que favorecem a prática da liderança mas que, por si só, não bastam. Precisamos estudar, pesquisar, trabalhar a fim de alcançar o necessário crescimento contínuo. Vejam as contribuições:

 

" (...) el líder nace con esa cualidad, con esa competencia y que si no se prepara conceptualmente puede llegar a desaparecer o a utilizarla de manera negativa, la persona que no nace con esta cualidad puede ir adquiriéndola,  pero será un proceso más lento y exigente".

Dorian María Vélez Zapata

 

Pienso que no es que se nazca líder, pero cuando se nace se traen aptitudes que deben irse desarrollando para convertirlas en habilidades que finalmente al desarrollarlas al máximo se convierten en competencias.

Martha María Ahumada Mateus

 

 

El liderazgo es una competencia que debe desarrollarse.

(…)

Cierto que sí hay líderes innatos que a través de la educación y el contexto familiar les es más fácil desarrollar la competencia del liderazgo a diferencia de otros, que han recibido una autoridad o cargo, en el que forzosamente tendrán qué desarrollar el liderazgo

Cintya Adriana Rodriguez Segovia

 

El liderazgo es una competencia; por ende, se va logrando en la medida en que se interrelaciona con su entorno,

Roldán del Águila García

 

Considero que hay algunos que nacen líderes y otros que se hacen por propia voluntad El punto está en que en ambas circunstancias es necesario desarrollar continuamente competencias y  cualidades

Oscar Rafael Carhuacusma Lacma

 

 

B

RECONHECIMENTO DO “NÃO SABER”

Alguns alunos revelaram dúvidas sobre a origem da liderança e à sua prática. A realidade é que nem mesmo os investigadores tem respostas definitivas para todos os questionamentos e dúvidas sobre O QUE REALMENTE É A LIDERANÇA. Mas – ATENÇÃO! – o aprendizagem tem início na dúvida!

Vejam a seguir:

 

“ (...) no estábamos formando líderes porque no sabíamos cómo hacerlo. Por eso es necesario tener claridad en cuáles son las características de los líderes para identificar en  los niños las aptitudes e irlas desarrollando".

Martha María Ahumada Mateus

 

Tenho algumas dúvidas sobre o fato de nascermos líderes e mais certezas sobre o fato de desenvolvermos liderança

(…)

Quais as características que um gestor deve ter como líder e de que forma pode desenvolver a liderança dos professores e estes de seus alunos?

 

Mary Grace P. Andrioli

C

EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA (…) Vejam o que alguns colegas nos trouxeram:

 

“Soy maestra universitaria pero mi tarea principal es ser gestora educativa en una escuela secundaria pública de Torreón Coahuila México. Me considero líder innato, pero cierto que la función me ha llevado a estudiar la teoría del liderazgo y cambiar sobre todo mi actitud para poder "pilotear la nave" que es mi escuela, de la mano con la dirección de la escuela, los profesores, los alumnos y los padres de familia. Hoy en día, las decisiones deben ser compartidas y la gestión escolar debemos realizarla cada uno de los involucrados: directivos, profesores, alumnos y padres de família

 

 

(…)

En las instituciones educativas públicas de mi entorno, la labor del líder cuenta con muchos obstáculos ya que se considera éste como un "peligro" para la labor de los demás, ya que puede ser tomado como modelo para aumentar la exigência” 

Dorian María Vélez Zapata

 

“Nuestra escuela Institución Educativa Distrital Laura Vicuña de Santa Marta, Colombia ha iniciado un proceso de certificación bajo el modelo E.F.Q.M para lograr la mejora continua en las cuatro gestiones; La directiva y el horizonte institucional, la académica. administrativa y financiera y la gestión comunitaria. Para lograrlo se cuenta con un grupo de quince líderes y una líder de líderes”.

Hermelinda Acevedo

 

D

FALTA DE LIDERANÇAS. Nossa colega traduziu bem:

 

Es preocupante ver como docentes la actitud apática, desinteresada, poco crítica y reflexiva de nuestros estudiantes en el aula sobre los problemas sociales y culturales del país, su comunidad y su escuela. Todo esto sólo agranda los abismos de las diferencias culturales y políticas. (…)

Martha del Carmen García Valdés

 

E

HABILIDADES DO LÍDER Vejam o que os colegas escreveram sobre as qualidades necessárias a um líder:

  1. Trabalhar de forma democrática
  2. Diagnosticar, radiografar as demandas
  3. Agir de uma maneira flexível
  4. Capacidad de animar a los demás hacia el logro de un objetivo,
  5. Seducirlo para que trabaje en pro de él,
  6. Identificar las cualidades y competencias de su equipo de trabajo
  7. Delegar en ellos las actividades apropiadas.
  8. Debe trabajar a la par con su equipo,
  9. Proponer unos indicadores de gestión

10. Redefinir el proyecto si es necessário

11. Capacidad de habla; o mejor dicho, la oratoria.

12. Ser ejemplo

13. Ser inteligente.

14. Ser respetuoso

15. Capacidad de escucha,

16. Capacidad para orientar y trabajar en grupo.

17. Ser creativo.

18. Ser disciplinado para el trabajo.

19. Con conocimientos y manejo de estrategias,

20. Capacidad de generar empatía.

 

UUUUUUUUAUUUUUUUUUU!!! ESTA NÃO É UMA TAREFA FÁCIL!!! Kkkk

Complementem, por favor!

Grande abraço!

Elizabeth Schau

Todos tenemos un líder interior. La labor del docente en la actualidad consiste en conocer de qué manera logrará que cada uno de sus alumnos pueda desarrollar esa capacidad. Cada persona tiene inclinaciones innatas que le permiten liderar a partir de sus gustos e intereses.

A partir de la autoestima y el reconocimiento de las propias inclinaciones, cada estudiante se afirma y  convierte en responsable de acciones efectivas y favorables para el entorno. EN SUMA, EL DOCENTE DEBE SER FACILITADOR DE LA PARTICIPACIÓN Y LA EXPERIMENTACIÓN DE NUEVAS VIVENCIAS QUE LE PERMITAN AL EDUCANDO CONVERTIRSE EN DEFINITIVA, EN LÍDER DE SU PROPIA VIDA A TRAVÉS DEL TRABAJO EN EQUIPO, EL RESPETO Y LA VOCACIÓN DE SERVICIO.

Cuando hablamos de liderazgo esto se asocia a una especie de carisma especial que atrae y concentra la atención. Formar un líder debe acompañarse de ciertas premisas como la formación en valores, aceptando que las condiciones de un buen líder tienen que ver con la empatía, el cuidado de la salud propia y ajena, el bienestar y  la claridad de objetivos de todo el grupo.

 

Diana Rossi, Argentina

Boa tarde a TODOS!

Obrigada, Diana Estela, pela sua contribuição.

Desenvolvi algumas pesquisas sobre Liderança e destaco um trecho da sua mensagem para nosso estudo.

"Cuando hablamos de liderazgo esto se asocia a una especie de carisma especial que atrae y concentra la atención"

TEORIAS CARISMÁTICAS

o carisma é um dom inato

X

TEORIAS NEOCARISMÁTICAS

“ênfase sobre os comportamentos simbólicos e emocionalmente apelativos dos líderes”,

Teoria Carismática (abordagem Neocarismática); Teoria Visionária; Teoria Transformacional

Realmente o CARISMA voltou ao centro das pesquisas sobre liderança nos finais do século XX. Esta nova abordagem denominou-se Teorias Neocarismáticas e se refere a aquelas que consideram o CARISMA como fator predominante nos indivíduos que actuam como líderes.

Um dos importantes aspectos que as diferem das Lideranças Carismáticas tradicionais é a concepção de que o carisma não é apenas uma competência inata mas pode, também, ser aprendida e desenvolvida. Para Robbins (2001, apud Conde, 2004, p. 52) as Teorias Neocarismáticas são aquelas que apresentam como ponto comum “a ênfase sobre os comportamentos simbólicos e emocionalmente apelativos dos líderes”, buscam explicar o alto nível de comprometimento obtido pelos líderes junto aos seus liderados “esvaziando a complexidade teórica, procuram ver a liderança de maneira mais próxima àquela de uma pessoa comum” (Conde, 2004, p. 52).

O termo carisma associado à liderança foi proposto inicialmente por Carlyle, em 1841, que apoiava sua teoria na crença de que o carisma era um dom inato, ou seja, “os grandes homens já nasciam feitos” (Conde, 2004, p. 53). Actualmente, acredita-se que o carisma encontrado em um líder, na verdade, é atribuído pelos liderados, ou seja “são os seguidores do líder que emprestam a ele qualidades heróicas ou extraordinárias, a partir de determinados comportamentos exibidos pelo líder” (Conde, 2004, p. 53). Robbins (2001) considera que o processo de liderança carismática é composto por quatro passos do líder, que são:

1 - articulação de uma visão atrativa;

2 – comunicação eficiente do líder da sua confiança e de altos níveis de expectativa pelo alto desempenho dos liderados;

3 – comunicação eficiente de um novo sistema de valores e, por fim,

4 – o próprio líder “submete-se a auto-sacrifícios e apresenta comportamentos não convencionais para demonstrar coragem e convicção na sua visão” (Robbins, 2001 apud Conde, 2004, p. 54).

 

Um aspecto da Liderança Carismática facilmente observável é que esta exclui os seguidores do processo decisório. A visão de futuro, os objectivos, metas e estratégias são definidos pelo líder que, com habilidades de influenciar desenvolvidas, “vende” a ideia aos seus liderados que, por sua vez, aceitam ou, “fingem” que aceitam por uma questão de buscar melhor integração com o grupo.

Espero ter contribuído com você.

Grande abraço

Elizabeth Schau

_________________________________________________________________________________

CONDE, L. M. R. (2004). Liderança e identidade potente: uma perspectiva para gerência compartilhada. Tese de Doutoramento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil. Disponível em: http://www.anpad.org.br/enanpad/2006/dwn/enanpad2006-eorb-0135.pdf

Elizabeth,

Estou adorando suas intervenções. Aprendendo demais! Adorei este artigo, que traz contribuições da psicologia bastante interessantes para nos repensarmos.

Um grande abraço!

Bom Sábado a TODOS!

É verdade, Silvia, a psicologia nos ajuda a compreender melhor a liderança.

As BARREIRAS PSICOLÓGICAS são, inclusive, uma questão importante de ser compreendida para quem quer promover a sua capacidade de liderança OU a dos alunos, professores, trabalhadores...

A competência emocional é particularmente importante no caso da liderança, um papel cuja essência consiste em levar os outros a desempenhar um trabalho com maior eficiência. A inépcia dos líderes nas relações pessoais diminui o desempenho de todos. Faz perder tempo, cria atritos, corrói a motivação e o empenho, cria hostilidade e apatia.

(GOLEMAN, 2000, p. 40)

Vamos em frente!

CONTO COM TODOS VCS PARA ENRIQUECER O NOSSO DEBATE!

Obrigada e um grande abraço!

Elizabeth

____________________________________________________________________

Goleman, D. (2000) Inteligência Emocional. Lisboa: Temas e Debates.

Elizaberth muchas gracias por estas conclusiones. Qué gran capacidad de liderazgo tienes. Nos has dado ejemplo de ello. Saludos cordiales.

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