De la mano del experto Edilberto Sastre, presentamos la iniacitiva del "homeschooling" o "educación en el hogar"como alternativa a la educación institucionalizada. Partimos de la premisa de que las familias actuales están perdiendo protagonismo en la educación de sus hijos en pro de otros agentes: escuela, amigos, y tecnología.
De ahí que, se propongan otras formas de enseñar, como esta metodología práctica que surgió en EEUU a principios de los 80, y fue ganando popularidad frente a otros métodos educativos al permitir a la familias implicarse al completo en la educación de sus hijos.
Video presentación Edilberto Sastre: Homeschooling
En tu opinión, ¿qué te parece está iniciativa?¿tomarías la decisión de desescolarizar a tus hijos o, por el contrario, abandonarías rotundamente esta propuesta?
Edilberto Sastre é natural de Colômbia, nascido há 50 anos, residente no Brasil desde 1993. Se formou como Comunicador Social e mais tarde fez mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília. Desde 1990, quando foi Secretário de Educação e Cultura da sua ciudad natal, esteve vinculado ao tema da educação e posteriormente como consultor continuou tratando diversas questões relacionadas ao tema da escolarização, a violência na escola, políticas públicas de inclusão, entre outros. Como pai de família participou da Fundação de uma escola Waldorf onde matriculou seus filhos. Quando essa alternativa se esgotou ele decidiu individualmente a educar seu filho mais velho e foi quando descobriu o tema do homeschooling e do unshooling. Desde 2011, relata sua experiência em um blog e faz parte de diversos fóruns e redes sociais que discutem o tema da desescolarização. Em 2012, o Festival de Idéias de São Paulo o selecionou como uma das melhores idéias a de fazer um Documentário sobre a desescolarização entitulado A VIDA FORA DA ESCOLA.
Vídeos recomendados: Diálogos sobre educação livre (em português)