No tema 8 realizado em Salvador, tivemos a oportunidade de refletir  sobre  a aprendizagem e a sociedade em rede através do conhecimento de como se organiza e se efetiva cursos  Mooc's; Também conhecemos projetos de inclusão digital desenvolvidos no Brasil inteiro em escolas rurais, além do trabalho desenvolvido pelo Grupo Comunidades Virtuais. Discutimos e sentimo-nos sensibilizados para a necessidade e urgência de se levar para o ambiente escolar, espaços formais, uma lógica que é tão conhecida dos alunos em espaços de aprendizagem não formais e que revela a apropriação, pelos mesmos, de competências e habilidades desejadas, mas não adequadamente avaliadas pelas instituições de ensino. Um dos pontos bastante debatidos foi sobre a resistência docente em relação a este processo. Foi colocada, por mim, a necessidade de lançar o olhar para outras resistências que se revelam em instâncias diversas da atuação docente. A ausência de formação do professor para lidar com estas novas ferramentas e fazer a adequada transposição didática, a interrupção de projetos e não transformação dos mesmos em programas que permaneçam cotidianamente nas escolas, (interrompendo também o processo de abertura do professor sobre as questões), entre outros, são pontos que precisam ser repensados nesta perspectiva.Trata-se de um processo em que todos precisam estar envolvidos. Acredito que, atualmente, como foi bem colocado por Lynn Alves, a resistência do professor tem diminuído bastante. Outros entraves se colocam para a entrada de um paradigma conexionista, de uma lógica da gameficação, para os (multi)letramento(s) digital(is) e para a viabilidade de uma sociedade em que alunos e professores (se)reconheçam os padrões (de que falava Stephen) em suas vidas, na comunidade escolar, na construção de conhecimento.  

Vistas: 8

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2022   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio