PROJETO: CINEMA NA ESCOLA

 

 

TEMA: Contar, encantar e recontar – Filme Superação

BARBOSA, Gemyma Dantas1, VIDAL, Brendha Valéria Xavier1,

FURTADO, Francisca Lúcia Teixeira da Silva2

 

1 Alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Moisés Bento da Silva

2 Professora de Língua Portuguesa da Escola de Ensino Fundamental e Médio

Moisés Bento da Silva

 


 

 

APRESENTAÇÃO

 

Apresentamos aqui, um caminho percorrido na construção do conhecimento, é uma verdadeira viagem pelo mundo cinematográfico em que professores e alunos estão constantemente entrando em contato com o novo,o desconhecido. Nesse trajeto, há momentos prazerosos e gratificantes, outros difíceis, até mesmo árduos, mas superáveis. Ao passar por todos eles, nos moldamos e nos transformamos.

Pois de todos os seres viventes no nosso planeta o “homem é o único capaz de produzir arte”, assim desde os primórdios a arte faz parte de nossa vida. Sempre nos diferenciando dos demais seres a nossa volta, pois por meio dela representamos o nosso mundo, expressamos nossos sentimentos e procuramos uma compreensão para aquilo que somos e fazemos.nema conhecido como a sétima arte, é uma nova maneira de expressarmos nossas idéias, sensações, opiniões, é um novo jeito de nos conectarmos com outras pessoas e com o mundo ao nosso redor. Antes do segmento do cinema que ocorreu na passagem do século XIX para o século XX, isso era feito prioritariamente através das outras seis artes (Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e Teatro). Mas apesar de seu recente tempo de vida o cinema já nos trouxe muitas possibilidades de encantamento, reflexão e aprendizado.

Março de 2010. No dia 02 de março, no planejamento pedagógico por área disciplinar, surge a necessidade de se trabalhar com filmes, os que trabalhassem a convivência e estimulassem reflexões, debates, empenhados na promoção de uma educação para a cidadania e participação social. Encontramos o filme “O contador de histórias”.

Assistimos ao filme e logo nasce a idéia de um projeto multidisciplinar. Pois no filme, Roberto Carlos, recorda sua infância, como vivia, como eram as suas brincadeiras, como era a sua vida na favela. As cenas permitem explorar temas como, o surgimento das favelas no Brasil, a televisão como fenômeno cultural, a relação entre a distribuição de renda e a violência, ou mesmo o universo das brincadeiras tradicionais infantis. Pedimos aos professores que levassem o filme e passassem para os alunos, a fim de colherem sugestões acerca do nascimento de um projeto.

No dia 09 de março, dia do planejamento semanal, já de posse de algumas sugestões, como: Cultura Afro-brasileira, Preconceito Racial, História de vida do aluno, etc. ficamos nos perguntando que tema trabalhar. No filme:O contador de histórias, Roberto conta a sua vida para a professora Margareth e a partir daí, ela, se envolve e resolve ajudá-lo ainda na FEBÉM.

Todos abraçaram a idéia de trabalharmos um projeto a partir da história de vida dos alunos. Uma excelente maneira de conhecer melhor os alunos e suas redes, chegamos a conclusão de trabalharmos com o Cinema na Escola a partir da melhor e mais envolvente história de vida dos alunos.

No dia 16 de março de 2010, fizemos uma análise da situação, que consideramos avaliação inicial o estudo da realidade. Essa etapa teve a atenção de despertar a motivação e o interesse do aluno, pelas atividades, sensibilizá-los para o tema que será estudado. No caso “O cinema na escola” com foco na história de vida dos alunos. Nessa etapa, foi dada voz e vez ao aluno, foi a fase da expressão propriamente dita, sem nenhuma sistematização de idéias e sentimentos a partir da experiência de vida e de leitura do aluno.

No dia 15 de abril, exibimos o filme “O Contador de Histórias”, pela primeira vez, no auditório para os alunos das séries: 1º D, 2º E, 1º B e 3º A.

Antes da exibição do filme, a professora Maria das Dores Bezerra, fez uma leitura funcional, escolheu algumas funções ou tarefas para os alunos desenvolverem, após assistirem ao produto individual.

Resumir o programa (sinopse): Anotar palavras que representassem compreensão dos conteúdos transmitidos; caracterizar personagens; fazer um teatro mudo a partir de alguma cena; identificar o que vê. Os alunos escolheram fazer o teatro mudo. Que foi realizado no dia 16 das 7h às 8h 40min no período de duas aulas. Após a atividade, os alunos exercitaram a crítica, expondo seus avanços e dificuldades.

O projeto fez com que uma boa parcela dos estudantes acreditassem que o ato de estudar se constitui numa prática agradável e proveitosa, promovendo saberes que ajudam no caráter da determinação contribuindo também na capacidade de concentração”. Neste link, pode ser visulaizado todo nosso trabalho Blog Cinema na Escola


 

RESULTADOS

 

Houve um significativo desenvolvimento das nossas potencialidades, não apenas no campo das emoções, das habilidades artísticas e em especial a possibilidade do cinema como medida sócio-educativa, inovadora, atrativa para o ensino das linguagens através das mídias. A produção do filme superação.



Vistas: 266

Comentario

¡Tienes que ser miembro de Encuentro Internacional de Educación 2012 - 2013 para agregar comentarios!

Comentario de Francisca Lúcia T. da S. Furtado el septiembre 15, 2011 a las 5:10pm

Continuamos com o Projeto Cinema na Escola em 2011, com o objetivo de colaborar para a aplicação de um trabalho interdesciplinar, permitindo as ações do cinema e envolvimento de trabalho coletivo em cada disciplina observando o mesmo objeto de estudo com base em seus refenciais sem no entanto perder suas especificidades. Ressaltamos que a ideia de continuarmos com o projeto "Cinema na Escola" nasceu dos alunos que participaram das ações do projeto, no ano passado, hoje sãoa lunos monitores da COM-VIDA e AGENDA 21 na escola e sugeriram o trabalho de conscientização e preservação ambiental através de filmagens, de uma vez que o cinema conhecido como a sétima arte, é uma nova maneira de expressarmos nossas ideias, sensações, opiniões, e um novo jeito de nos conectarmos com outras pessoas e com o mundo ao nosso redor. Considerando ainda, que o cinema nos trouxe muitas possibilidades de encantamento, reflexão e aprendizado.

 

Mostramos aqui, um trabalho de telejornal realizado pelos alunos do 3º Ano do ensino médio com o objetivo de transmitir notícias audio-visual para classe. Com esta atividade pretende-se treinar a produção de textos jornalísticos e sua veiculação oral, como se estivesse escrevendo para um telejornal.

 

http://www.youtube.com/watch?v=XwrjT948NYY

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2022   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio