COMO VÃO NOSSAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS VIA REDES SOCIAIS NA WEB

Por Assunção, S.J.G

 

 

Logo após o nascimento  o individuo  é um ser incompleto, nesta fase da vida ainda não reúne as condições mínimas para a sua sobrevivência individual. Pelo simples fato de ainda não saber falar, não andar e também não poder se alimentar-se  sozinho. Se não fosse a mãe,criança   não passaria sequer de uma semana de vida.

Para que possamos entender o momento atual no contexto da cibercultura, as relações humanas na família e na sociedade, são de importância fundamental. A capacidade de aprender e  de compreender os diversos processos por passam os seres humanos até a  formação definitiva da personalidade humana.

Nós Educadores sempre que nos deparamos diversas vezes ao longo de nossa vida acadêmica  em situações complexas  em que temos que tomar algumas atitudes, em relação ao comportamento de alunos ou grupo de alunos em sala de aula ou em grupo alunos de cursos a distancia  onde somos obrigados a corrigir ou reprender. Em circunstancias, as vezes em que caberia à  família e não ao educador.

Para que possamos entender um pouco mais estes episódios, vamos nomeá´-los de  “processo formativo”, o dito processo, inicia-se no ser humano no primeiro momento eme que ocorre a primeira interação deste ser humano, que é sua relação familiar. E são justamente neste primeiro momento nas relações familiares, onde são fincadas as bases para a  formação da conduta do individuo. 

Em seguida, através da interação social na escola (interação social), pois é justamente neste momento que ocorre uma transformação muito importante. Pois quando  o individuo ingressa na escola, ele recebe um volume muito grande de informações e onde é aprofundado o "processo formativo", tendo em vista que, alem da aprendizagem pedagógica, inicia-se a o ciclo de  interação social do individuo. 

No decorrer do processo formativo , citado anteriormente, não podemos esquecer-nos do contexto em que vive o indivíduo, ou seja, o ambiente em que o indivíduo está inserido,  a família, os amigos e o meio social em geral.

E importante que o individuo siga sempre por este caminho, Porem,  como para toda as regras  existem exceções quando ocorre a     supervalorização de qualquer uma das fases deste processo formativo geralmente conduzido o para à redução do seu ângulo  da integração social. surge a dificuldade de entrosamento social. A pós-modernidade  com surgimento da internet e das redes sociais, Ao mesmo tempo que contribuí para que haja um distanciamento das relações sociais, Também  contribuí para uma maior interação social através  da web através das e das  redes sociais. 

Durante anos no Brasil, uma parcela importante da nossa intelectualidade, utilizava em seus discursos inflamados, a bandeira  em defesa da Educação pública de qualidade a "falta de investimentos" e em educação publica. Felizmente  a falta de recursos deixou de ser o principal problema, enfrentado pela educação pública, pois  recursos existem  e em larga escala.  Em alguns casos aplicam-se muito em projetos mal sucedidos na educação publica no Brasil. 

As Novas tecnologias da informação - NTics e a Internet, podem contribuir para de maneira significativa para o desenvolvimento educacional  e para  entrosamento social  entre os indivíduos,  principalmente entre os jovens que estão frequentando   atualmente o ensino médio. Se conseguíssemos envolver a escola através de projetos de agregação dos jovens,  liberando acesso aos laboratórios de informática, criando espaços para os laboratórios ou criando projetos de coletivos  onde os alunos possam acessar livremente. É claro, que deve contar  a presença de professores, orientando, conduzindo-os para sites  que possam desenvolver o senso critico e o pensamento coletivo.

A escola pode e deve capitalizar  sim, o interesse dos jovens pela internet, em primeiro lugar pelo simples fato,  de que hoje os jovens já fazem uso diário  da internet e das redes sociais. E como educadores, não podemos simplesmente punir os nossos alunos simplesmente porque  são portadores ou possui modernos aparelhos com acesso á internet, ou porque   façam uso das redes sociais,  via  internet.  Se eles estão levando ou  usando aparelhos de telefone celular,  tablet ou qualquer outra interface com acesso à internet. o que podemos fazer? Devemos é aproveitar estas oportunidades e criar atividades que possam interagir com estes equipamentos. 

Estas medidas tem lugar principalmente no Estado do Rio de Janeiro, onde a maioria das escolas ainda não foram das agraciadas com laboratórios de informática,ao contrário de inúmeras promessas de campanha politica.

Vistas: 162

Comentario

¡Tienes que ser miembro de Encuentro Internacional de Educación 2012 - 2013 para agregar comentarios!

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2021   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio