Quando vi esta imagem - publicada pela @danibertocchi, no Intermezzo, o blog -, pensei: todo professor deveria ver, saber isso ... aliás, foi o que comentei lá no post do FB.
Agora, pensando melhor ... continuo achando que essa imagem é significativa e pode suscitar reflexões interessantes sobre situações que ocorrem na prática docente. Mas vou destacar aqui uma apenas e deixar a questão aberta para discussão.
Pesquisa na Internet
Essa imagem poderia levar o professor a se fazer perguntas como:
- quando peço uma pesquisa online aos meus alunos, será que o enunciado não está contemplando - sugerindo - apenas a coleta de dados=data? Ou seja, que eles reúnam apenas os "ingredientes" , sem deixar claro que, ao final, queremos o "bolo"... comer o bolo!
Ou ainda:
- estaria a minha proposta de "trabalho" valorizando demais os dados, em detrimento da informação, da apresentação e... do conhecimento?
Ou mais ainda:
- expliquei para meus alunos a diferença entre dados, informação, apresentação e conhecimento? Expliquei para eles que entre "os ovos e o bolo" existe um processo?E que, para se chegar ao final, selecionar bons ingredientes apenas não basta ... eles são fundamentais, a base, mas não bastam por si só... é preciso saber trabalhar com eles, dosar, misturar, temperar e ... dar o "seu toque"...
Ou mais mais ainda:
- será que meus alunos estão mesmo com vontade de "comer este bolo"? Será que a fome deles, neste momento, não é de outra coisa?Um "salgado", talvez?
A propósito, leia também ->
Comentario
Olá Sônia
Muito interessante a imagem e tua colocação. Acho que além do processo ter que ficar claro para os alunos, devemos incentivá-los a serem curiosos. Os próprios alunos devem "selecionar e misturar os ingredientes do bolo" ou então participar deste processo, isso tanto para as pesquisas na internet quanto nas dinâmicas que acontecem em sala de aula.
E vivenciando este processo, eles vão perceber a importância de fazer uma pesquisa bem elaborada, evitando assim o copia e cola e a informação não lida, não trabalhada, não dosada.
Com o copia e cola não há vontade de comer o bolo, não há encantamento com a apresentação do bolo e com todo o processo.
Fiquei pensando se a analogia não ficaria melhor com um pão, onde há uma etapa de descanso, de crescimento. O calor (postura do professor instigando os alunos) faz com que a fermentação(vontade de saber, a curiosidade) se acelere e o pão cresça mais rapidamente e fique com melhor apresentação. Assim, além da mistura dos dados, o professor tem um papel importante no decorrer do processo.
Prezada Sonia, olha nós aqui de novo! (aproveitando o post, minha imagem aqui no educared é exatamente de quem degusta desesperadamente o conhecimento até com babador).
Eu, enquanto professor, antes de formatar o enunciado preciso definir claramente porque a pesquisa é necessária, e o sendo, como ela deve ser conduzida para que obtenamos a resposta do porque.
E a resposta ao porque deve contemplar todas as quatro fases, ou não?
Bienvenido a
Encuentro Internacional de Educación 2012 - 2013
© 2023 Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.
Con tecnología de
¡Tienes que ser miembro de Encuentro Internacional de Educación 2012 - 2013 para agregar comentarios!