Dados, informação, apresentação, conhecimento

Quando vi esta imagem - publicada pela @danibertocchi, no Intermezzo, o blog -, pensei: todo professor deveria ver, saber isso ... aliás, foi o que comentei lá no post do FB.

Agora, pensando melhor ... continuo achando que essa imagem é significativa e pode suscitar reflexões interessantes sobre situações que ocorrem na prática docente. Mas vou destacar aqui uma apenas e deixar a questão aberta para discussão.

Pesquisa na Internet
Essa imagem poderia levar o professor a se fazer perguntas como:
quando peço uma pesquisa online aos meus alunos, será que o enunciado não está contemplando - sugerindo -  apenas a coleta de dados=data? Ou seja, que eles reúnam apenas os "ingredientes" , sem deixar claro que, ao final, queremos o "bolo"... comer o bolo!

Ou ainda: 
estaria a minha proposta de "trabalho" valorizando demais os dados, em detrimento da informação, da apresentação e... do conhecimento?  
Ou mais ainda:
- expliquei para meus alunos a diferença entre dados, informação, apresentação e conhecimento? Expliquei para eles que entre "os ovos e o bolo" existe um processo?E que, para se chegar ao final, selecionar bons ingredientes apenas não basta ... eles são fundamentais, a base, mas não bastam por si só... é preciso saber trabalhar com eles, dosar, misturar, temperar e ... dar o "seu toque"... 
Ou mais mais ainda:
- será que meus alunos estão mesmo com vontade de "comer este bolo"? Será que a fome deles, neste momento, não é de outra coisa?Um "salgado", talvez?

A propósito, leia também ->

Vistas: 518

Comentario

¡Tienes que ser miembro de Encuentro Internacional de Educación 2012 - 2013 para agregar comentarios!

Comentario de Sonia Bertocchi el septiembre 7, 2011 a las 9:22pm
Olá, Maíra... genial a sua idéia de analogia com o pão...muito significativa...já estou até pensando aqui em uma imagem pra representar...
Bjs e obrigada por interagir... continuamos a conversa, ok?
Comentario de Maíra Marques de Oliveira el septiembre 7, 2011 a las 8:35pm

Olá Sônia

Muito interessante a imagem e tua colocação. Acho que além do processo ter que ficar claro para os alunos, devemos incentivá-los a serem curiosos. Os próprios alunos devem "selecionar e misturar os ingredientes do bolo" ou então participar deste processo, isso tanto para as pesquisas na internet quanto nas dinâmicas que acontecem em sala de aula.

E vivenciando este processo, eles vão perceber a importância de fazer uma pesquisa bem elaborada, evitando assim o copia e cola e a informação não lida, não trabalhada, não dosada.

Com o copia e cola não há vontade de comer o bolo, não há encantamento com a apresentação do bolo e com todo o processo. 

Fiquei pensando se a analogia não ficaria melhor com um pão, onde há uma etapa de descanso, de crescimento. O calor (postura do professor instigando os alunos) faz com que a fermentação(vontade de saber, a curiosidade) se acelere e o pão cresça mais rapidamente e fique com melhor apresentação. Assim, além da mistura dos dados, o professor tem um papel importante no decorrer do processo.

Comentario de Sonia Bertocchi el septiembre 7, 2011 a las 6:37pm
Olá, Breno

Sim, Breno...o processo todo precisa ficar claro para o aluno. Caso contrário, corremos mesmo o risco do copia e cola que tanto tem atormentado os professores. Concorda?

Abs, Sônia
Comentario de Breno Trautwein el septiembre 6, 2011 a las 11:02pm

Prezada Sonia, olha nós aqui de novo! (aproveitando o post, minha imagem aqui no educared é exatamente de quem degusta desesperadamente o conhecimento até com babador).

Eu, enquanto professor, antes de formatar o enunciado preciso definir claramente porque a pesquisa é necessária, e o sendo, como ela deve ser conduzida para que obtenamos a resposta do porque.

E a resposta ao porque deve contemplar todas as quatro fases, ou não?

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2019   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio