DESCRIÇÃO POÉTICA

Projeto Interdisciplinar
Tema “Ambiente Marinho e suas riquezas naturais - Sustentabilidade”
INTRODUÇÃO
O descrever neste projeto tem por objetivo detalhar a sequência do discurso, ou seja, das imagens marítimas tiradas da internet.
O percurso metodológico, do descrever, demonstra diferentes possibilidades de observar, refletir e (re)considerar o objeto em questão. Descrever, aqui, implica potencializar a mensagem estratificada entre o verbal e o não verbal. Mais que isso, descrever requer, estrategicamente, propor a flexibilidade de olhares (instância-intelectual de percepção / cognitivo), em que é possível ponderar uma leitura crítica conceitual acerca do que se vê.
Descrever é anterior a interpretar, portanto não interessa ficar atento ao sentido do objeto. Pelo contrário, interessa destacar os efeitos expostos pela descrição. Segundo Humberto Maturana (1997, p. 157), “[...] a descrição sempre implica uma interação do sistema que ela descreve”. Assim, descrever é um modo de leitura para pensar a representação, ou seja, fazer um relato circunstanciado de algo ou alguém, por escrito ou oralmente, com detalhes.
Em outra perspectiva, os sentidos são representados através da arte que expressa, comunica e atribui sentido às sensações, aos sentimentos e à realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, volume, espaço, cor e luz na pintura e no desenho. A arte está presente no cotidiano das pessoas. Vemos arte no por do sol, na areia da praia, na natureza, no mar, no mundo. A arte é uma forma de expressão e comunicação humana. Sendo uma forma de linguagem, possui estruturas e características próprias no âmbito prático e reflexivo, no que diz respeito ao fazer artístico, à apreciação e à reflexão.
Portanto, a idéia principal deste projeto é despertar no aluno da Sala de Recursos (Multifuncional) o interesse por diversos tipos de leituras, verbal e não verbal, ampliando seu conhecimento e a partir daí criar seu repertório, com a utilização dos elementos da linguagem das artes visuais e escrita.
No primeiro momento, procurou-se na internet uma imagem marítima, depois foi feita a descrição desta imagem e por fim, em outro momento, fez-se uma releitura utilizando técnicas diferenciadas de textura e pintura com tinta guache. As imagens foram digitalizadas e colocadas como pano de fundo dos textos descritos. Foram atividades prazerosas e significantes. Os alunos participaram com entusiasmo, o que contribuiu para elevar a auto-estima e ampliar seus conhecimentos.
A Sala de Recursos (Multifuncional) atende alunos com Necessidades Educacionais Especiais. E numa roda de conversa para proposta de um novo projeto, os alunos evidenciaram que possuíam um sonho em comum. O grupo quer ser valorizado por seus feitos, mostrar ao mundo o que fazem e que podem atingir o sucesso com o que estão vivenciando.
Nesta busca coletiva de reconhecimento e inclusão no âmbito social pensou-se no projeto empreendedor da sala.  Para desenvolver o projeto houve um processo, uma sequência de atividades que envolvem a leitura/escrita e conhecimentos de artes/pintura. Para tanto, utilizou-se o tema “O mar e a sustentabilidade” numa proposta interdisciplinar, iniciando pela descrição de imagens, estudo de textos informativos entre outras atividades. O foco inicial foi a descrição e a releitura das imagens em forma de pintura em tela e como consequência, resultou no livro impresso e digital.
Joana Montes

Deixo o endereço de dois blogs com algumas experiências educacionais.

www.sociedadeparticipativa.blogspot.com

www.educaprojetos.blogspot.com

Vistas: 90

Comentario

¡Tienes que ser miembro de Encuentro Internacional de Educación 2012 - 2013 para agregar comentarios!

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2021   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio