As escolas deveriam ser lugares para se aprender, e não para se ensinar.

Em vez de se concentrar no professor, o sistema educacional deveria se concentrar no aluno.


Em vez de isolar os estudantes, as escolas deveriam encoraja-los a colaborar.” escreveu Don Tapscott no livro “A hora da geração digital”


Não é  a hora de cidadãos globais e conectados encontrarem a educação progressista?


O pensador Mark Prensky disse “A fonte do conhecimento não são mais os professores, mas a internet. A educação mais útil para o futuro não está acontecendo na escola. Está acontecendo depois da escola, especialmente em clubes de robótica etc., e na internet como um todo – está acontecendo nos games…”


Alfinetou o educador Jeffery Bannister sobre os modelos de educação seculares “Professores que leem anotações manuscritas e escrevem em quadros negros, e alunos que anotam o que eles dizem. Esse é um modelo pré-Gutenberg.”


Eric Mazur
 da Universidade de Harvard “Educação é muito mais do que mera transferência de informação. A informação precisa ser assimilada. Os alunos têm de conectar a informação ao que já sabem, desenvolver modelos mentais, aprender a aplicar o novo conhecimento e adapta-lo a situações novas e desconhecidas.”


E para colocar mais pimenta nesta encruzilhada, não contávamos com as rápidas vias digitais “No século 21, redes de banda larga serão tão cruciais para a prosperidade econômica e social quanto as redes de transporte, água e eletricidade” disse Hamadoun Touré, secretário-geral da ITU União Internacional de Telecomunicações.


“Conectar regiões rurais remotas à internet e à telefonia móvel, ajudando a libertar os camponeses que vivem da agricultura de subsistência, anteriormente presos ao conhecimento local e aos mercados locais. São novos estudantes, com ensinamentos seculares e locais!


Fica claro, que a escola precisa de uma reforma. Ser interativa! Coletiva! Em rede! “Banda largueada”


Como será ensinar para alunos conectados na rede com bandas gigantescas, trocando arquivos, experiências e percepções?


Uma era, onde a simples troca de informação é um motor de grandes mudanças!


Vivemos o choque entre a era do “seu diploma tem prazo de curta validade” com a pedagogia da era industrial?


Do aprendizado em massa à interatividade ? Do aprendizado individual ao colaborativo? Da padronização à personalização?


Juntos conseguiremos avançar as fronteiras do conhecimento individual para a mentalidade coletiva, saltar para o Software da sabedoria das multidões.


Vivemos um sopro renovador. São tempos de transição, vamos aprender o “pacifismo, a bondade, o perdão, o amor, a filantropia, a honestidade e a ternura”. No século XXI na era digital precisamos de humanos magnânimos, progressistas, talentosos, sensatos e probos.*


Inspirado no artigo “A libertação no mundo por meio da banda larga” nos livros “A Hora da geração digital”“Gestação da Terra”


Vistas: 84

Comentario

¡Tienes que ser miembro de Encuentro Internacional de Educación 2012 - 2013 para agregar comentarios!

Comentario de Scheyla Lily Ruck Moscoso el octubre 1, 2011 a las 11:07pm
Muito legal, o artigo " A libertação no mundo por meio da banda larga" é interessante. Li o primeiro capítulo do livro a Hora da geração digital e voltei ao passado legal me fez refletir e perceber que o tempo não para todo avança e muda então é isso para quem acompanha tudo bem agora para quem fica para trás é tenso, voltando ao ensine menos aprenda mais... concordo com voçê São tempos que temos de aprender  " pacifismo, a bondade, o perdão o amor, a filantropia, a honestidade e a ternura".
Comentario de Grace de Castro Gonçalves el septiembre 27, 2011 a las 1:44am
Concordo. Está discussão é necessária.E mais, trocar experiências, tal como você faz em sua página, abre um leque de possibilidades de aprendizagem (de alunos e professores).

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2021   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio