O conceito de que o aluno é quem faz a escola acaba de ser derrubado com a revisão de quase 200 artigos científicos nacionais e internacionais sobre Educação, reunidos em único estudo chamado Caminhos para Melhorar o Aprendizado. De acordo com o documento, alunos dos melhores professores aprendem 68% mais do que os colegas orientados pelos piores docentes. Quantidade de alunos por sala, apoio e estrutura da escola também são fundamentais para esses resultados.

Fruto de um trabalho conjunto entre a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Instituto Ayrton Senna e movimento Todos pela Educação, o levantamento considerou apenas as pesquisas cuja amostra contou pelo menos com 2 mil pessoas ou cem escolas – entre instituições de ensino fundamental e médio.

A compilação reúne dados a partir de experiências em salas de aula que obtiveram resultados positivos para o aprendizado. De acordo com o documento, os textos analisados e tornados públicos demonstram que “uma boa escola e um bom professor são indispensáveis para o aprendizado do aluno”.

“Por muito tempo, os estudos mostraram que o ambiente familiar era mais importante para o aprendizado e o professor, pouco. Os estudos passados falharam”, afirma Renato Paes de Barros, secretário da SAE. “Os novos demonstram que a qualidade do professor é a coisa mais importante da escola”, completa.

Continue lendo a reportagem aqui.

 

Fonte: Instituto Crescer

Vistas: 72

Comentario

¡Tienes que ser miembro de Encuentro Internacional de Educación 2012 - 2013 para agregar comentarios!

Comentario de Aline Kelly el octubre 3, 2011 a las 10:21pm
Michela, eu estive no lançamento desse estudo. É fantástico os resultados encontrados, veja  aqui http://www.samshiraishi.com/caminhos-para-melhorar-o-aprendizado/
Comentario de Jayson Magno el octubre 3, 2011 a las 2:51pm

Olá Renata!

Não há dúvida de que quando o docente é de alto nível o aluno tende a se interessar mais, impulsionado por uma admiração, logo aprendendo mais.

Mas a pergunta quem me fica é: qual é o perfil desse bom professor? seria o que ali conhecimento teórico e pedagógico?

Penso que está aí o caminho...

Forte abraço,

Jayson Magno

 

Comentario de MICHELA MACÊDO el octubre 3, 2011 a las 2:13am

Olá Renata,

Muito interessante esse estudo que você aponta em suas discussões. Sabeoi como podemos ter acesso a esses resultados na integra?

Obrigada pelas boas vindas viu... abraços

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2021   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio