No dia 12 de agosto as Nações Unidas comemoraram o Dia Internacional da Juventude, com o tema “Mudar nosso Mundo”, pelo qual o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, destaca o “deslumbrante” papel dos jovens na derrubada de ditadores durante o último ano.
Aqui no Brasil podemos citar a geração “cara pintada“, como um fenômeno recente de participação politica dos jovens brasileiros, algumas conquistas mais recentes como a criação da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude, além de programas como o Projovem e Prouni.
Participei recentemente da Conferência Municipal da Juventude de Guarulhos, que acontece também em todo o Brasil, e que resultará no final do ano na Conferência Nacional da Juventude de 9 e 12 de dezembro de 2011.
Acho fantástico um espaço como esse que dá voz aos jovens, que muitas vezes (apesar das conquistas citadas a cima) é ignorado e julgado como não preparado para defender os seus ideais. Mas como o mundo não é perfeito, não tenho como não comentar a #VergonhaAlheia que presenciei nessa mesma conferência que citei acima.
Imagine quase 1000 jovens reunidos (o que é muito legal), mas a maior parte sem saber do porque estava lá e qual o funcionamento da conferência?
Tive o desprazer de presenciar jovens sendo usados como massa de manobra de disputa política, orientados a simplesmente seguir a ordem de alguns “lideres”.
Enfim, eu acredito na força da juventude, mas sei que para que possam fazer a diferença, é preciso que estes estejam informados, conheçam o funcionamento dessas ferramentas de garantia de direitos.
Talvez seja um tanto utópico acreditar que um dia esses jovens interessados, estarão libertos da ação de pessoas “pouco escrupulosas” , mas quem me conhece já sabe né? Eu acredito que os bons são maioria, o problema que essa minoria…. #falasério.
Dica: Não deixe de conferir as ações da ONU de atenção a juventude.
Postado originalmente no blog Sustentável 2.0
Bienvenido a
Encuentro Internacional de Educación 2012 - 2013
© 2021 Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.
Con tecnología de
¡Tienes que ser miembro de Encuentro Internacional de Educación 2012 - 2013 para agregar comentarios!