Falando de protagonismo juvenil: Por sonhos mais sustentáveis… - Educando para a sustentabilidade

Postado originalmente no meu blog Sustentável 2.0

 

Em tempos em que uma pessoa legal é aquela que usa roupas da moda, tem o celular de última geração e para ser perfeito o carro do ano, fico pensando no mundo sustentável pelo qual lutamos.

No post “Educando para a sustentabilidade“, falei da importância de fortalecer o valor do “ser” em detrimento ao “ter”. Não que não possamos ter as coisas, mas o consumo não pode ser o norteador da nossa felicidade. [update] E nem o orientador dela, como bem colocou@zbento em seu twitter). [/update]

Em 2010, trabalhei como orientadora social no ProJovem, sócio educativo que atende adolescentes do bolsa familia. Na primeira atividade que realizei com um dos coletivos, fizemos uma colagem com o objetivo de representar o que era importante para a felicidade deles.

Fiquei surpresa com o resultado, sabe aquele estilo de vida de jogador de futebol do Barcelona? Pois é..

Ao longo do percurso, percebi que eles sonhavam com essa vida porque era a referência de felicidade que eles tinham, e não necessariamente porque é a vida que eles achavam mais bacana.  E no caso dos meninos, porque esta é a unica forma que a maioria dos adolescentes de periferia vislumbram como chance de se “mudar de vida”.

Foi aí que entendi a importância de se sustentabilizar os sonhos. Assim como no nosso dia a dia, não podemos mais regrar as nossas vidas pela ótica do consumo, do ter.

É preciso incentivar uma visão ampla das possibilidades ao nosso redor, focar os sonhos não no consumo, mas nos nossos valores, e que a partir do momento que identificarmos os valores que nos guiam, aí sim saberemos o que nos faz feliz.

Saldo da história, como última atividade com este mesmo coletivo, sugeri que os adolescentes imaginassem que havima se passado dez anos, e escrevessem uma carta contando a sua vida.

Fiquei imensamente feliz, ao ver que os sonhos que passaram a construir, claro que mantinham alguns itens de consumo, todos queremos uma vida mais confortável, mas incluia tantas outras coisas: como as amizades que construíram,  tantos outros fatores de suas vidas que refletimos ao longo do percurso, mas principalmente, a certeza de que não há limites para seus sonhos, e que não precisam seguir o padrão do que nós é imposto.

É claro que somos as mesmas pessoas
Mas pare e perceba como seu dia-a-dia mudou
Mudaram os horários, hábitos, lugares
Inclusive as pessoas ao redor
São outros rostos, outras vozes
Interagindo e modificando você
E aí surgem novos valores
Vindos de outras vontades
Alguns caindo por terra
Pra outros poderem crescer
(Trecho de Anacrônico – Pitty Leone

 

Vistas: 53

Comentario

¡Tienes que ser miembro de Encuentro Internacional de Educación 2012 - 2013 para agregar comentarios!

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2021   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio