Filhote teve que apresentar um trabalhinho sobre Machado de Assis e o livro O Alienista.

Vamos fazer a pesquisa. Primeiro, eu revirei a net atrás do vídeo de um especial da Rede Globo, da década de 90. Assistimos juntas.

Depois, ela leu o livro, uma adaptação em HQ.

Depois, eu escrevi algma coisa sobre a minha experiência com o Machadão e juntei um punhado de links para que ela pesquisasse. Assim ela recebeu as imperssões de uma pessoa conhecida (que pode ser a mãe, a professora ou alunos das séries superiores) e depois saiu clicando em páginas previamente selecionadas.

 

Ela leu tudo e começou a escrever. Juntou informações de vários sites num mesmo texto e me entregou. Achou que estava terminado o trabalho.

Eu peguei o texto, pedi a ela que pegasse papel e caneta e perguntei os dados sobre a vida e obra de Machadão. Eu disse: O trabalho vai ser o que você conseguiu aprender dessa pesquisa. Eu fiz as perguntas e as respostas tomavam a forma do texto final.

Finalmente, escrevi a página de "Fontes de Pesquisa", com todos os links e com a menção ao vídeo assistido. É só conferir para ver que aquilo é uma pesquisa, e não cópia.

Levei um dia preparando o material de pesquisa para ela, e em duas horas, aproximadamente, ela produziu o trabalho.

 

 

 

Só que [mimimi mulher que cumpre tripla jornada e que não tem tempo nem pra tirar o esmalte descascado dos dedos modo on] mamãe trabalha e não tem todo o tempo do mundo pra fazer essa preparação, né? Quem pediu o trabalho não podia fazer isso? Não, eu não estou jogando mais trabalho nas costas da professora. Se eu sou professora de português e literatura e uso a internet, eu deveria ter em meus bookmarks fontes valiosas de pesquisa para passar a meus alunos junto com a tarefa. Links garimpados por mim ou pela minha rede de contatos. Fontes que remetam a vídeos, sites, blogs, imagens e também a títulos de livros. 

 

E aí, no final desse trabalhão todo, é natural que a gente queira apresentar a pesquisa digitada, numa apresentação bonita, pra poder publicar no blog ou colar no caderno. Mas não pode...

 

P.S - Machadão

Vistas: 65

Comentario

¡Tienes que ser miembro de Encuentro Internacional de Educación 2012 - 2013 para agregar comentarios!

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2021   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio