Disponível também no Blog Educação. Link: www.blogducacaope.blogspot.com
Por que o Professor é tão desvalorizado no Brasil? Alguem saberia me dizer? Alguem Gostaria de comentar? Eu sim!
            Vou fazer um breve comentário a respeito do assunto, mas, quero que fique claro aqui que, isto é uma opinião pessoal, e, peço que vocês, meus caros leitores, analisem de forma imparcial e tirem suas próprias conclusões.
           Alguém aí sabe o porque o professor não é tratado como um indivíduo da verdadeira Elite Intelectual deste País? ou melhor dizendo, pelo Governo deste País? A resposta é bem simples de responder, mas, vamos entender uma coisinha primeiro.
        Nós vivemos hoje uma plena democracia, esta, imposta a nós, cidadãos, de uma forma controladora. Se o nosso país vivesse uma verdadeira democracia, o voto nao seria obrigatório e todas as decisões que fossem tomadas pelo sistema parlamentar, passariam pela aprovação pública, sim pública, por que eles só estão no poder porque nós mesmos demos os poderes para que eles nos representassem lá, so que eles fazem isso da forma mais errada possível.
        No Brasil, vivemos o mais absoluto capitalismo neo-liberal, onde as grandes empresas diminuem a cada dia o poder do estado para que eles possam comandar mais e mais o nosso país, é por isso que nós a cada dia vemos nossas empresas públicas sendo privatizadas sem nenhum sentimento de culpa por parte dos governantes. Mais aí você se pergunta, o que isso tem haver com o assunto do professor ser desvalorizado no Brasil? E eu te respondo, tudo. A priore vou parar de escrever sobre o sistema político nacional a partir de agora, por que não sou político, não gosto de política e tampouco entendo de tal, mas, o do que eu entendo mesmo é de educação, e, não é atoa, que sou pedagogo, mas tive que criar uma breve síntese do que é o sistema governamental em que vivemos hoje para que possamos entender o porque da desvalorização.
          Mas vamos lá! os professores são desvalorizados pelos governos por alguns simples fatos. Primeiro, eles não podem ser reconhecidos como elite intelectual do país por que isso fica mais a cargo das profissões que hoje são tidas como Profissões Elitizadas (Advogados, Médicos, Empresários), e que a verdade seja dita, é o grupo que está tomando conta desse país e a sociedade não percebe. Segundo, a profissão e massacrada e o professor vem perdendo cada vez mais a sua autonomia perante o ensino nesse país. "Nós professores não podemos mais educar e formar pessoas críticas" e na verdade nunca tivemos este poder, e é por isso que a educação vive uma nova ditadura, a ditadura governamental, que arrocha os profissionais de educação e os diminuem cada vez mais. A e por falar em diminuir, o terceiro ponto esta na diminuição da qualificação dos profissionais. O profissional cada vez menos qualificado, perde mais rápido a vontade de ensinar e exercer a profissão, que por sinal um dos indicadores para a baixa desses profissionais, já que hoje quase não se forma mais profissionais licenciados e a baixa remuneração, que realmente nao é atraente ajuda neste fator
          A qualidade da educação não depende só do educador, da sociedade, da escola, do governo, depende de cada um de nós. O pai não só deveria pensar que paga a escola e que por isso o seu filho nao deve reprovar, e sim ajudar o profissional a educar, a formar seu filho. Por outro lado também, o professor não deve deixar de dar o seu melhor por que ganha pouco. Vocês que são profissionais e formadores deste país devem  deixar de se lamentar e lutar mais pelas suas causas educacionais e pensar o que seriam dos médicos, advogados e empresários sem a formação de um professor, pois, nenhuma profissão no mundo independe do Professor, A Verdadeira Elite Intelectual do Brasil. Já a sociedade que é quem deve ser o verdadeiro detentor do poder, deve aprender a deixar de aceitar tudo o que é imposto pelos governos e se fazer o poder, lembrem-se, eles só estão lá por que nós os colocamos lá, e do mesmo jeito que nós temos poder para colocá-los lá, temos muito mais força para retirá-los de lá.
                                                                                                          Pedro Augusto Diniz.

Vistas: 3553

Comentario

¡Tienes que ser miembro de Encuentro Internacional de Educación 2012 - 2013 para agregar comentarios!

Nuevo Proyecto Fundación Teléfonica

EXPERIENCIAS EDUCATIVAS SXXI

¿Quieres conocer las últimas experiencias educativas? Asómate al nuevo proyecto de Fundación Telefónica

Encuentro Internacional Educación

imagem enlace à vídeo

Álbum fotográfico

Insiders

imagen enlace a la página de los insiders

imagem enlace à página dos insiders

© 2021   Creada por Encuentro Educación 2012 - 2013.   Con tecnología de

Insignias  |  Informar un problema  |  Términos de servicio